O Secretário de Saúde de Santo André, Márcio Chaves Pires se encontrou com Dr. Marcelo Brito, secretário de saúde de Feira de Santana (Bahia). Foto: Helber Aggio/PSA
O Secretário de Saúde de Santo André, Márcio Chaves Pires se encontrou com Dr. Marcelo Brito, secretário de saúde de Feira de Santana (Bahia). Foto: Helber Aggio/PSA

Nesta quinta-feira, 19/08, a Secretaria de Saúde recebeu a visita do secretário de Saúde de Feira de Santana, maior município do interior da Bahia. O encontro teve objetivo de apresentar a logística do Centro de Gestão de Suprimentos da Saúde e o quanto esse modelo de distribuição facilita a vida do munícipe e da administração pública.

Foram implantadas em Santo André filosofia e prática na gestão com ênfase nos recursos humanos, no capital intelectual e, sobretudo, nos processos de trabalho. O êxito no funcionamento desse sistema está diretamente ligado à parte de logística de suprimentos.

Segundo o secretário de Saúde de Santo André, Márcio Chaves Pires, no SUS existe uma política de compartilhar as boas práticas. “Foi um prazer receber o secretário Marcelo, que veio conhecer as nossas experiências, assim como nós também visitamos uma série de cidades para conhecer as boas práticas. É assim que a gente vai estruturando e aperfeiçoando o SUS para poder prestar um atendimento de qualidade para a população”, afirmou.

Gestão de medicamentos em Santo André é exemplo para a secretaria da Bahia. Foto: Helber Aggio/PSA

A gestão de suprimentos é fundamental para garantir que o munícipe, quando procurar unidade de saúde ou hospital, tenha acesso ao maior número de insumos ou medicamentos possível.

“Hoje, por exemplo, temos 94% de todos os itens padronizados na Relação Municipal de Saúde estocados aqui, isso significa que não temos falta, além do gerenciamento. Passados três anos desse espaço implantado, economizamos nesse período, comparado a 2016, algo em torno de 35% e garantimos efetivamente o medicamento e insumo de enfermagem na ponta. Isso aperfeiçoa muito a qualidade de atendimento ao andreense”, pontuou.

O secretário de Saúde de Feira de Santana, Dr. Marcelo Brito, ficou satisfeito com a visita e afirmou que pretende implantar o modelo de gestão de suprimentos adotado por Santo André em sua cidade.

“Estamos impressionados com o que a gente viu, é um sistema totalmente informatizado de entrega, dispensação, controle de estoque e controle de data de vencimento. É um sistema que pode agregar muita coisa, na nossa cidade temos uma unidade própria para o município. Essa é uma atividade importante, mas é uma unidade meio, então não faz sentido perder tanta energia mantendo a estrutura própria, já que existem empresas que fazem isso com excelência”, pontuou.