Ação visa diminuir número de reclamações recebidas nos canais de atendimento da Prefeitura- Fotos Helber Aggio/PSA

A Prefeitura de Santo André intensificou o trabalho de retirada de veículos abandonados nas ruas e avenidas da cidade. De janeiro a março deste ano, o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) fez a notificação de 324 veículos com características de abandono.

Do total de notificações, 219 veículos foram retirados das ruas pelos proprietários e outros 29 removidos ao pátio municipal. Outros 76 carros aguardam o prazo da notificação expirar para que o DET possa tomar outras medidas além das administrativas, como o guinchamento.

A situação de abandono é caracterizada por qualquer veículo estacionado em local público e com sinais aparentes de má conservação, como ferrugem, pneu murcho, sujeira, vidros quebrados, mato e a falta de placa.

Ação nas ruas – A partir do recebimento da reclamação pelo DET, uma vistoria preliminar é realizada pelos agentes de trânsito no local. Nos casos de veículos com placa é afixada no automóvel uma notificação. Somente após cinco dias consecutivos da data da notificação, caso nenhuma providência seja tomada por parte do proprietário ou responsável do veículo, o automóvel é considerado abandonado e poderá ser guinchado.

Nos casos de veículos sem placa estes são considerados sucatas e podem ser removidos sem aviso ou notificação. A remoção poderá ser realizada em até dez dias. Caso o veículo seja guinchado e posteriormente seu dono tenha interesse de retirá-lo do pátio, o proprietário deverá pagar as pendências financeiras (multas, licenciamento, IPVA) junto ao Detran e retirar um ofício de liberação.

A recolha de veículos em estado de abandono é fundamentada pelo decreto municipal que dispõe sobre o recolhimento de veículos e carcaças abandonados nos logradouros do município. Qualquer cidadão pode denunciar casos de abandono pelo aplicativo Colab, na Praça de Atendimento do Paço Municipal ou nos Postos SIM da Prefeitura.