Município conta com vários pontos de doação. Foto: Helber Aggio/PSA
Município conta com vários pontos de doação. Foto: Helber Aggio/PSA

A Campanha do Agasalho 2021 e a Operação Inverno já começaram em Santo André. A iniciativa é uma parceria do Fundo Social de Solidariedade com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, e tem como objetivo arrecadar roupas, calçados e cobertores que serão distribuídos para comunidades e 111 entidades sociais do município. Em 2020 a ação resultou na arrecadação de 150 mil peças.

“Quando o assunto é solidariedade nossos munícipes seguem batendo recordes e nos surpreendendo com toda essa demonstração de cuidado e carinho com o próximo. A importância destas doações é grande, principalmente para as pessoas que mais precisam e passam dificuldades ainda maiores neste tempo de pandemia”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.

Os pontos de arrecadação estão distribuídos pela cidade e podem ser conferidos no site https://www2.santoandre.sp.gov.br/. Entre os locais disponíveis para fazer doação estão as Lojas Solidárias, localizadas nos shoppings do município.

Ponto de coleta no Grand Plaza Shopping. Foto: Helber Aggio/PSA

Sobre a Campanha

A Operação Inverno, organizada pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social, concentra equipes de abordagem social no Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), que após as 18h circulam pela cidade, para que as pessoas em situação de rua possam ser sensibilizadas e direcionadas aos abrigos disponíveis.

Para os que não aceitam passar a noite nos albergues, são distribuídos kits com lanche, roupas, cobertores, além de máscaras de proteção. Os abordados realizam higienização com álcool em gel e são informados sobre o coronavírus e a importância de evitar aglomerações e manter a higiene em dia.

“Tem gente de grupo de risco pelas ruas, como, idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas que fazem uso de bebida alcoólica, e os cuidados são muito importantes para o controle da pandemia junto a esta população. Graças a este olhar intersecretarial da Operação Inverno é que estamos conseguindo cuidar de nossa gente, principalmente desta parcela mais vulnerável, que tem nas ruas a sua moradia”, afirmou o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.

Abrigos

Atualmente o município conta 180 vagas em abrigos, podendo ser ampliada esta oferta em caso de necessidade, através de espaços emergenciais. Todos os que aceitam os serviços da Assistência Social recebem atendimento técnico, espaço para banho e higiene pessoal, alimentação, agasalhos e local para pernoite com camas e cobertores.

A cidade conta também com um abrigo destinado a pessoas em situação de rua para pessoas em grupo de risco da Covid-19, onde os usuários que desejarem estadia permanente são direcionados. O alojamento especial está montado no Estádio Bruno Daniel.

Os munícipes podem ajudar informando a Prefeitura caso encontrem pessoas em situação de rua. Basta ligar para os telefones 4427-6207 ou 4432-2182, de segunda a sexta, das 8h às 17h. O serviço atende 24h por meio dos números 94734-7319 e 94715-0052. Outra opção é ligar para o COI (Centro de Operações Integradas) pelo telefone 199. A Operação Inverno acontece até o final de setembro.