Apesar da maioria dos descendentes italianos estarem no Sul, região Sudeste lidera o ranking de procura de cidadania com mais de 26%. Foto: Divulgação
Apesar da maioria dos descendentes italianos estarem no Sul, região Sudeste lidera o ranking de procura de cidadania com mais de 26%. Foto: Divulgação

A busca pela cidadania europeia tem uma grande demanda no Brasil. A procura vem de todo o país, mas algumas cidades se destacam com o volume de busca. A Aquila Company, consultoria migratória que auxilia pessoas a conquistarem sua cidadania italiana ou portuguesa, realizou um levantamento e apresentou números que detalham essa pesquisa pelo acesso a terras europeias.

As cinco primeiras cidades que mais pesquisam são dominadas pelas regiões Sul e Sudeste do país, contando com São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Campinas. Juntas, as metrópoles somam mais de 21 mil procuras.

“É interessante vermos a quantidade de pessoas que buscam ter a cidadania europeia. Quem tem familiares próximos de outra nacionalidade, podem solicitar a cidadania. Não por engano, as cidades que mais procuram são onde tem grandes colônias estrangeiras, como a italiana e a portuguesa”, comenta Bianca Baril, Diretora Executiva da Aquila Company, consultoria imigratória.

São Paulo é a cidade que mais deseja conhecer sobre cidadania italiana ou portuguesa, contando com 15,70% de toda procura com a Aquila Company, representando quase metade da pesquisa na região Sudeste. Além da capital paulista, Santo André, na região do ABC, também está ocupando a 9ª posição, com 0,97% da procura.

“Tem a influência das comunidades estrangeiras que migraram para a cidade, mas não é somente isso. São Paulo é o centro comercial do Brasil, muitas empresas do exterior estão na capital, e surgem oportunidades para trabalhar fora. É uma metrópole global, é de se esperar que seus moradores pretendam ir a outros países”, explica a Diretora da Aquila Company.

Para a obtenção da cidadania a pessoa precisa ter um parente próximo que tenha nacionalidade europeia. Para os casos de nacionalidade portuguesa, é necessário que o parentesco seja até de 2º grau, diferente da italiana, que não tem limite de geração, só precisando comprovar a transmissão de sangue via certidão. Para esse processo é importante ter os documentos do familiar estrangeiro, e é comum contar com consultorias migratórias para esse processo burocrático.

Abaixo as dez cidades que mais pesquisam sobre.

Top 10 cidades que mais buscam sobre cidadania:

1. São Paulo – 10.744 (15,70%)
2. Rio de Janeiro – 4.323 (6,32%)
3. Curitiba – 3.219 (4,70%)
4. Campinas – 1.721 (2,52%)
5. Porto Alegre – 1.412 (2,06%)
6. Brasília – 976 (1,43%)
7. Belo Horizonte – 973 (1,42%)
8. Florianópolis – 872 (1,27%)
9. Santo André – 665 (0,97%)
10. Vila Velha – 631 (0,92%)