Eleitos, que são divididos entre usuários do SUS e profissionais de rede, terão mandato de dois anos- Fotos Alex Cavanha/PSA

  A Secretaria de Saúde de Santo André deu posse na última quinta-feira (5) a 520 novos integrantes dos Conselhos Locais de Saúde, em evento realizado no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, no Centro. Os conselheiros são divididos entre usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e profissionais que atuam na gestão municipal e terão mandato de dois anos, de janeiro de 2024 até dezembro de 2026.  

 Estiveram presentes à cerimônia o vice-prefeito Luiz Zacarias, o secretário de Saúde, Gilvan Junior, a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde, Silvana Gomes de Araujo Teixeira, além de Márcia Furquim de Campos, representante da comissão organizadora representando os trabalhadores, e Creuzinete Grandes Souza, representante dos usuários do SUS. Todos os eleitos tomaram posse, receberam um certificado, além de um manual com orientações, o código de ética e a legislação que rege a atuação do conselheiro.  

 “Os conselheiros fazem uma grande diferença na gestão da cidade, porque eles acompanham de perto os passos do Executivo e nos sinalizam caso algo não esteja caminhando da forma como deveria, nos ajudam a tomar decisões que beneficiam a população. Por isso quero parabenizar todos que estão tomando posse”, pontuou o vice-prefeito Luiz Zacarias.   

Vice prefeito Luiz Zacarias presente na posse afirmou que os Conselheiros fazem uma grande diferença na gestaõa da cidade.

 Os Conselhos Locais de Saúde são órgãos auxiliares e colegiados, hierarquicamente subordinados ao Conselho Municipal de Saúde, tendo como finalidade a participação organizada da população e dos trabalhadores no fluxo das unidades de saúde de Santo André. Os grupos acompanham, controlam e fiscalizam a execução das políticas públicas municipais das respectivas unidades de saúde, conforme estabelece a Lei Municipal 9.698, de 19 de junho de 2015.

 “Parabenizo a todos os conselheiros eleitos. Sabemos que não é fácil doar seu tempo para representar a sociedade, já que é esse é um trabalho voluntário. E os conselheiros ajudam bastante a gestão, já que um dos papéis do órgão é propor políticas que ajudem as unidades de saúde a atender melhor os usuários do SUS. Por isso quero parabenizar tanto as pessoas que já foram conselheiros como os que estão assumindo esse cargo agora”, discursou o secretário de Saúde, Gilvan Junior. 

 O processo eleitoral ocorreu em duas etapas, sendo a primeira no dia 7 de junho de 2023 quando foram eleitos os 240 conselheiros do segmento de usuários do SUS. Já a eleição para os 280 trabalhadores do sistema ocorreu entre os dias 14 e 19 de julho de 2023.