Neste sábado, 17/07, Santo André ultrapassou a marca de 400 mil pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ao todo, 401.686 munícipes foram vacinados, o que equivale a 73% da população adulta.
“Santo André atinge importante marca na imunização da nossa gente. Chegamos a 400 mil adultos vacinados na nossa cidade. Índice que corrobora a queda na taxa de ocupação de leitos e nos coloca muito próximos do fim desta guerra contra a Covid-19”, destacou o prefeito Paulo Serra.
No momento a cidade está vacinando munícipes com mais de 35 anos e segue aplicando a segunda dose em moradores com mais de 63 anos. Neste domingo, 18/07, começa a vacinação do público acima de 30 anos.
Planejamento
A cidade conta com diversas estratégias para garantir a vacinação de toda a população. Atualmente, além das unidades de saúde estrategicamente localizadas, o município dispõe de sete drive-thrus em funcionamento: Paço Municipal (Praça IV Centenário, no Centro), Craisa (acesso pelo portão 5, na rua Varsóvia), Estádio Bruno Daniel (Rua 24 de Maio, na Vila América), estacionamento do Grand Plaza Shopping (Avenida Industrial, 600, com acesso pelo portão do Centro Empresarial), estacionamento do Atrium Shopping (acesso pela avenida Alexandre de Gusmão, s/nº, piso G2), estacionamento do Auto Shopping Global (Avenida dos Estados, 8.000 – Capuava) e no estacionamento do Carrefour (Avenida Pedro Américo, 23 – Vila Humaitá).
Importante
Vale destacar que, mesmo após a vacinação, é necessário manter os protocolos sanitários com a higienização das mãos, distanciamento social e utilização de máscara.
Outra questão importante é que o Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a Influenza conjuntamente. A pasta orienta que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19. Especialistas recomendam um intervalo de pelo menos 14 dias entre a imunização contra coronavírus e a vacina contra a gripe. Pessoas infectadas com a Covid-19 ou que receberam alta há menos de 28 dias não poderão tomar a vacina contra a Influenza.
Para esclarecer dúvidas e obter outras informações sobre o cadastramento, além do portal da Prefeitura de Santo André, há também o telefone 0800-4848004.
Solidariedade
Munícipes que estão recebendo a vacina têm contribuído com as ações do Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra.
As pessoas agendadas para receber a imunização podem levar 1 kg de alimento não perecível para doar nos pontos de vacinação e drive-thru da cidade. Os itens arrecadados são destinados ao Banco de Alimentos, que faz a entrega para as famílias em situação de vulnerabilidade.