Imunização aconteceu também no também no Arraial Solidário. Foto: Helber Aggio/PSA
Imunização aconteceu também no também no Arraial Solidário. Foto: Helber Aggio/PSA

Os moradores de Santo André aproveitaram o fim de semana para se divertir no Arraial no Paço e também aumentar a cobertura vacinal com a imunização contra a gripe (influenza) e Covid-19. Uma ação especial foi realizada em 11 pontos da cidade, no sábado, 11/06, e no Paço e drive-thrus do Carrefour e Craisa também neste domingo, 12/06. Ao todo foram aplicadas 4.833 doses, sendo 3.948 contra a Covid-19.

A ação teve o principal objetivo de vacinar o maior número de pessoas antes da chegada do inverno, período com maior incidência das síndromes gripais. No sábado, as unidades de saúde Parque das Nações, Alzira Franco, Vila Guiomar, Paraíso, Jardim Carla, Vila Luzita e Recreio da Borda do Campo permaneceram abertas, além de oferecer ainda todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações.

“Esta ação especial de imunização mostra que Santo André continua sendo referência em vacinação, e que nossa gente sabe da importância de completar a cobertura vacinal e ficar protegida, principalmente neste período que antecede o inverno”, destaca o prefeito Paulo Serra.

Vacinação ocorreu em 11 Unidades Básicas de Saúde, além dos drive thrus. Foto: Helber Aggio/PSA

Calendários

A imunização contra a Covid-19 é disponibilizada para pessoas com mais de 12 anos, seguindo sempre o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde para aplicação das doses. Já a vacina contra influenza permanece disponível para o público-alvo da campanha, formada por profissionais da saúde, idosos, crianças, gestantes, puérperas,  pessoas com comorbidades e professores.

As vacinas contra Covid-19 e influenza podem ser tomadas simultaneamente, exceto para as pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19. Neste caso, a recomendação é aguardar um intervalo de 30 dias para buscar a imunização para as demais doenças depois da recuperação do quadro clínico.

A vacina contra a influenza é trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos ocorridos no final do ano passado.

Com mais de 1,7 milhão de doses aplicadas contra a Covid-19, 100% da população adulta de Santo André com mais de 12 anos já está com o esquema vacinal completo. Além disso, 81% da população acima de 18 anos já está com a imunização completa.