Já são alguns meses em casa, seguindo o distanciamento social que a pandemia de covid-19 impôs e, como nem todos têm – ou tinham – afinidade com a limpeza do lar, ficou ainda mais evidente a sua importância. Se, antes da pandemia, delegávamos a função a diaristas, ou até mesmo empregadas domésticas, passamos a ser nós os próprios responsáveis pela limpeza e manutenção e, com isso, as dúvidas em relação ao modo de uso, quantidade e quais cuidados devemos ter com os produtos de limpeza surgiram. Para esclarecer o assunto, Renato Ticoulat, presidente da Limpeza com Zelo, rede especializada em residências, traz alguns pontos importantes.
Utilize luvas
Embora possa parecer inofensivo, alguns produtos utilizados diariamente, como detergente, podem causar alergias sérias. Por isso é recomendado usar luvas em todas as tarefas da casa, desde que cada cômodo tenha o seu par, e jamais utilizar o mesmo na limpeza do banheiro e da cozinha, por exemplo, para evitar a contaminação cruzada.
Nunca misture dois ou mais produtos químicos
Misturar água sanitária e sabão em pó talvez passe a impressão de potencializar os resultados, mas a verdade é que a combinação emite gases nocivos a nossa saúde. Cada produto deve ser administrado separadamente e é importante ler os rótulos e seguir a recomendação do fabricante.
Concentração dos produtos
É importante observar a função de cada produto e saber seu índice de concentração: quanto maior, menos quantidade deve ser utilizada para, assim, evitar desperdícios. Também é fundamental saber se o produto deve, ou não, ser diluído em água.
Armazenamento em segurança
Atualmente, embora os apartamentos têm espaços reduzidos, não é necessário uma grande área para guardar os produtos de limpeza. Basta ter organização e separá-los de acordo com o seu uso, como produtos para as roupas, limpeza da cozinha, do banheiro, etc. Por ser inflamáveis, devem ser armazenados longe do fogo.
Outras dicas
Por ter em sua composição diferentes agentes químicos, os produtos podem causar alergias. Nesse caso, deve-se procurar por ajuda médica. E, como estamos intensificando o uso de álcool em gel, principalmente nas mãos, por conta da pandemia, é válido ter um cuidado extra e evitar proximidade com fogo após o uso. Também é recomendado utilizar panos diferentes para cada cômodo da casa e a limpeza fica mais fácil quando começamos de dentro para fora.