Foram 49 inscritos para a ação que começou às 9 horas deste sábado. Foto: Gabriel Mazzo/PMETRP
Foram 49 inscritos para a ação que começou às 9 horas deste sábado. Foto: Gabriel Mazzo/PMETRP

Neste sábado, 05/03, Ribeirão Pires promoveu a 3ª Edição do “Café com Prosa” em comemoração ao dia mundial do turismo ecológico que foi comemorado no último dia primeiro. O evento foi ministrado pelo biólogo Miguel Malta Magro, especialista em observação de aves e aconteceu no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro. 

Participaram do evento a secretária de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Andreza Araújo, a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Rosi de Marco, o presidente da Câmara Municipal, Guto Volpi e a presidente do fundo social e primeira dama da cidade, Lígia Volpi, além de representantes de outras secretarias e de vereadores da Estância. 

O biólogo reforçou a importância do seu trabalho para a natureza. “A observação de aves é de grande valia para o turismo ecológico, por meio delas podemos preservar o meio ambiente”, explicou. “Nós conseguimos registrar e documentar alguns comportamentos das espécies de aves e isso é uma ferramenta para a preservação delas e gerar economia através dela”, completou. 

Além da roda de conversa, os participantes se deslocaram para o Parque Professor Luís Carlos Grecco, onde puderam observar pássaros recorrente na cidade. 

“Fomentar o turismo ecológico sustentável em Ribeirão  Pires contribui  com a valorização  e sensibilização  da preservação  da natureza, além  de contribuir  com o fomento de geração  de renda, despertando  um senso valorização  ambiental, dentro do turismo  ecológico  o segmento  de observação  de aves vem crescendo  muito, visto ser uma atividade recreacional, mas tbm uma atividade vista como ciência cidadã que todos  nós  podemos desenvolver”, disse a secretária Andreza Araújo. 

O munícipe Flávio Lemos assitiu e aprovou a palestra. “Quem observa esquece de si. Quem esquece de si, se conecta com o que observa. Ao conectar-se com o observado, agrega em si algo novo, algo diferente. Ampliando sua existência, consciência e experiências. Quando mais observamos, guardamos e registramos  em nós, partes de tudo o que vemos. Observar é aprender, conhecer, crescer e sobretudo expandir-se”, declarou. 

A prefeitura já havia realizado duas outras edições do “Café com Prosa”, em 2019 e 2020, sempre com o intuito de conversar sobre o Turismo Ecológico na região. A edição deste ano reuniu 49 pessoas. 

Sobre o Palestrante

Miguel Malta Magro é biólogo e já trabalhou como instrutor no SABINA Escola Parque de Conhecimento e como agente ambiental na Escola Municipal de Educação Parque Tangará, ambos em Santo André. Atualmente, ele leciona biologia no SESI 222 em São Caetano do Sul e trabalha com observação de aves aos fins de semana.

 A palestra foi ministrada pelo biólogo Miguel Malta Magro. Foto: Gabriel Mazzo/PMETRP