Conferência foi realizada no Centro de Referência do Idoso, no Centro Alto. Foto: Divulgação/PMRP
Conferência foi realizada no Centro de Referência do Idoso, no Centro Alto. Foto: Divulgação/PMRP

Nesta terça-feira, 24/08, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis), e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, na sede do Centro de Referência do Idoso, no Centro Alto. Esta edição teve como tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

“O pós-pandemia nos deixou uma situação de desemprego, dificuldades assistenciais, mais famílias com problemas de convívio. A Prefeitura tem realizado um trabalho sóbrio e sério junto à Saúde, Fundo Social e Assistência Social. É preciso planejar os próximos passos para recompor e ampliar o atendimento social, ouvindo as demandas da população, mas tendo ciência da dificuldade em que a cidade se encontra”, explicou o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi.

Além do Prefeito Clóvis Volpi, participaram do encontro a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lígia Volpi; a secretária de Educação, Rosi De Marco; de Governo, Nonô Nardelli; de Finanças e Administração, Eduardo Pacheco. Foto: Divulgação/PMRP

Os eixos debatidos na Conferência foram: (1) a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; (2) financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais; (3) controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; (4) Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social; e (5) atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.

“Contamos com a colaboração e participação popular, de entidades sociais e do poder público. Acredito que sairemos dessa Conferência com proposituras, demandas e soluções para avançarmos na consolidação das políticas sociais em Ribeirão Pires”, explicou o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social, Leonardo Biazi.

Neste mesmo sentido, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Celi Barreto, enfatizou “a importância de colocar em pauta os avanços e os desafios que Ribeirão Pires ainda tem que enfrentar”.

Anteriormente foram realizadas pré-conferências – para preparar os usuários e trabalhadores do SUAS através das oficinas de sistematização de informações dos cinco eixos de onde sairão as propostas – para garantir a participação de usuários de todos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e demais munícipes – Ouro Fino, Quarta Divisão, Jardim Caçula e Centro.