A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, inicia nesta quarta-feira (22) a nebulização no Jardim Serrano. A ação de combate ao mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses, como zika, chikungunya e febre amarela, acontece em cinco ruas do bairro, a partir das 8h30. Na manhã desta segunda-feira (20), os agentes de combate a endemias realizaram visita casa a casa avisando e orientando os moradores. A nebulização faz parte do pacote de ações da Prefeitura, em vista do número de casos de dengue em todo o Estado de São Paulo.
O trabalho realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires é uma medida importante. Entre 20 e 30 minutos após a ação, a nebulização age contra os mosquitos adultos presentes no ambiente tratado. Durante esse curto intervalo, o veneno é eficaz para eliminar os mosquitos que estão voando naquele espaço, contribuindo para a redução imediata da população de vetores e, consequentemente, do risco de transmissão de doenças.
Confira o cronograma:
22 de maio (quarta-feira), a partir das 8h30 – Av. das Quaresmeira
23 de maio (quinta-feira), a partir das 8h30 – Rua das Porto das Dunas e Rua Rômulo Batista de Assis
24 de maio (sexta-feira), a partir das 8h30 – Rua Juvaneide Rodrigues
27 de maio (segunda-feira), a partir das 8h30 – Avenida Coronel Oliveira Lima (Entre as ruas Rômulo Batista e Juvaneide Rodrigues)
O Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires reforça que os moradores devem se atentar às recomendações e preparar o imóvel, deixando portas, janelas vitrôs e cortinas abertas para facilitar a entrada do inseticida. Alimentos, utensílios de cozinha e roupas penduradas no varal devem ser guardados. Além disso, é necessário manter em local fechado bebedouros de animais, gaiola de passarinhos, aquários e por fim, retirar do ambiente os automóveis, bicicletas, carrinhos de bebê entre outros.