Em caso de sintomas, as pessoas podem procurar também o SAE localizado na Av. Francisco Monteiro, 205. Foto: Divulgação/PMRP
Em caso de sintomas, as pessoas podem procurar também o SAE localizado na Av. Francisco Monteiro, 205. Foto: Divulgação/PMRP

Até o dia 29 de março, Ribeirão Pires irá realizar a busca ativa por casos de tuberculose. A Campanha, promovida pelo SAE (Serviço de Atenção Especializada), é denominada como “Sintomáticos Respiratórios fase 1” e tem por objetivo diagnosticar precocemente a doença através do exame e evitar sua transmissão. 

A coordenadora do SAE, Nanci Garrido, detalha o perfil da campanha deste ano: “Nossa atenção será voltada especialmente às pessoas que apresentem tosse há mais de duas semanas e outros sintomas como febre no final da tarde, sudorese noturna e emagrecimento”, comentou. Ainda segundo ela, neste caso, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou o próprio Serviço de Atenção Especializada  para avaliação e exames. 

Após avaliação, os pacientes identificados vão colher num primeiro momento o exame de baciloscopia (escarro), para diagnóstico e se necessário raio-X do pulmão e avaliação clínica.

O que é a tuberculose – A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Como é Transmitida  – De pessoa para pessoa. Ao espirrar ou tossir a pessoa doente expele bacilo nas pequenas gotas de saliva e podem ser aspiradas por outra pessoa.

Como se prevenir – Utilizando máscaras e higienizando bem as mãos. A vacina BCG é obrigatória para crianças menores de um ano e protege contra a forma mais grave da doença. Adultos não são protegidos por essa vacina, por isso, outra forma de prevenção é fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. 


Como é o tratamento – O tratamento é feito por seis meses ou mais, diariamente sem interrupções.