O pomar na Santa Luzia é o segundo a ser implantado pela Secretaria, o primeiro está no Quadrilátero da Saúde. Foto: Divulgação/PMRP
O pomar na Santa Luzia é o segundo a ser implantado pela Secretaria, o primeiro está no Quadrilátero da Saúde. Foto: Divulgação/PMRP

A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires está implantando um Pomar Urbano ao lado da UPA Santa Luzia. A obra, iniciada nesta semana, deve ser finalizada em meados de julho. A ação conta com o apoio da Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana (ZEMA), da Secretaria de Saúde e do Fundo Social de Solidariedade.

Pomar está sendo montado ao lado da UPA e do futuro hospital Santa Luzia. Foto: Divulgação/PMETRP

O projeto tem como objetivo recuperar a vegetação, aumentando as áreas verdes em locais que sofreram degradações ambientais. “Os Pomares Urbanos diminuem o processo erosivo, a poluição sonora e criam um ambiente mais aconchegante com as sombras, além de atraírem espécies animais sobretudo pássaros”, avalia a secretária Andreza Araújo.

Em março, o projeto “Pomar Urbano” já havia sido implantado no Quadrilátero da Saúde.  Os locais contemplados também servem como pontos para outro projeto, o “Asas para a Liberdade”, que utiliza gaiolas apreendidas pela equipe ambiental para servirem como pontos de alimentação para as aves.

Horta Urbana

A Secretaria de meio Ambiente inaugura nesta quinta-feira, dia 30, a Horta Urbana no CEU Quarta Divisão, localizada na Estr. de Sapopemba. Os frequentadores do local poderão auxiliar tanto na produção quanto na colheita dos frutos.