A avaliação contou com a participação de todos os alunos dos 2º anos do município- Fotos Divulgação

Visando ampliar os índices de alfabetização entre os estudantes da rede municipal de Ribeirão Pires, a Secretaria de Educação e Cultura finalizou a primeira etapa da avaliação de fluência leitora entre os alunos de 2º anos, nesta sexta-feira (5).

Conhecida como “avaliação de entrada”, 18 turmas de 2º anos participaram da atividade, o que soma 450 alunos, o que compete 100% dos alunos que formam esse ano no município. Ao todo, nove escolas das 33 que formam a rede municipal integraram a avaliação.

A prova de fluência leitora visa alfabetizar todas as crianças, no máximo até o 3º ano, como pedem as diretrizes de número 5, tanto do PNE (Plano Nacional de Educação) como do PME (Plano Municipal de Educação). Dessa forma, a Educação de Ribeirão Pires planeja que estes alunos já estejam fluentes em leitura até o final de 2024.

Estudantes são avaliados por meio de aplicativo com programa que analisa desempenho de leitura

“Estamos acabando mais um ciclo de fluência leitora na cidade. Como é a primeira fase, ela é conhecida como ‘avaliação de entrada’. Dessa vez, contamos com a participação de todos os alunos dos 2º anos, o que nos ajuda a ter um índice mais exato”, declarou a orientadora educacional da rede municipal, Luzinaide Klein.

A avaliação do estudante é realizada com a supervisão de educadores, e por meio de aplicativo específico, que observam a evolução linguística, de oralidade, produção textual e escuta. O educando lê algum texto perante ao programa, que registra o desempenho do aluno.

Ao longo do ano letivo, orientadores e educadores do município realizam atividades voltadas para a compreensão da leitura e produção textual, tudo para preparar o estudante para a avaliação.

Melhor do Grande ABC – No ano passado, a Prefeitura de Ribeirão Pires foi destaque no índice de fluência leitora no Estado de São Paulo. A Estância ficou entre os 60 melhores municípios, dos 600 que participaram da avaliação de leitura. Em todo o Grande ABC, entretanto, o município obteve a maior nota, consolidando-se como a cidade mais alfabetizada da região, com 76% de seus alunos já fluentes.