O Córrego Ribeirão dos Couros está localizado no bairro Jordanopólis, em São Bernardo do Campo. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC
O Córrego Ribeirão dos Couros está localizado no bairro Jordanopólis, em São Bernardo do Campo. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Com 90% das obras concluídas, a canalização do Córrego Ribeirão dos Couros, no bairro Jordanópolis, está na reta final da execução de melhorias na infraestrutura e drenagem do canal. A expectativa é a de que com a conclusão dos trabalhos nos próximos meses, o córrego dobre a capacidade de vazão de água captada pelo leito.

Obras

Iniciada em janeiro de 2020, a obra do Ribeirão dos Couros contempla a canalização do córrego entre o Corredor ABD e a Avenida Piraporinha, totalizando dois quilômetros de extensão. Neste trecho, a Prefeitura de São Bernardo ampliou a estrutura do canal, que passou a contar com 12 metros de largura e 6 de profundidade, ou seja, o dobro que o córrego tinha antes. O investimento empenhado pela Administração municipal é de R$ 34,7 milhões.

Com a conclusão desta etapa, a Prefeitura de São Bernardo prevê iniciar nos próximos meses uma segunda fase de obras para a implantação de um viário no entorno do córrego. Durante a vistoria realizada na manhã da quinta-feira, 14/01, o prefeito Orlando Morando deu detalhes do projeto que, segundo ele, já se encontra em fase de licitação. “A canalização nos ajuda a resolver um problema de drenagem da cidade, que temos aperfeiçoado em todo nosso território. Agora, estamos finalizando a licitação para construção de um novo viário nesta região do Ribeirão dos Couros, inclusive com a instalação de viaduto”, detalhou.

Prefeito Orlando Morando vistoriou as obras ao lado do Secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador e de engenheiros responsáveis pela obra. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Estrutura

Ao todo, serão construídas seis pistas de rolamento no entorno do córrego, sendo três em cada sentido, saindo da Avenida Piraporinha até o Corredor ABD, além de um novo elevado que irá desafogar o trânsito dessas vias e facilitar o acesso à Anchieta. “São obras importantes de infraestrutura, de drenagem e de viário. Tudo isso para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, finalizou.

De acordo com o secretário de Transportes, Delson José Amador, o novo viário dará mais fluidez aos motoristas que circulam pela cidade. “Esse viário irá permitir o acesso de motoristas que seguem em direção ao Corredor ABD e para a Anchieta. Uma nova alternativa importantíssima que irá melhorar a situação da Avenida Piraporinha, que hoje possui um tráfego carregado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui