Atividades promovidas por espaços da Secretaria de Educação podem ser acessadas por todos os interessados. Foto: Divulgação/PSA
Atividades promovidas por espaços da Secretaria de Educação podem ser acessadas por todos os interessados. Foto: Divulgação/PSA

Para comemorar o Dia da Mulher, neste mês de março, a Secretaria de Educação de Santo André promove uma série de atividades online para comemorar a data e garantir que o período dedicado a lembrar a importância da luta das mulheres por seus direitos não passe em branco, em meio à pandemia do coronavírus. 

A programação começa nesta segunda-feira (8), no próprio Dia Internacional da Mulher, quando a Sabina Escola Parque do Conhecimento coloca no ar, em suas redes sociais (Facebook e Instagram), e também no portal (https://www2.santoandre.sp.gov.br/hotsites/sabina/), um filme que homenageia grandes mulheres que se destacaram no segmento científico e na defesa dos direitos das mulheres no Brasil e no mundo.

O filme “Mulheres da Ciência” é uma produção da própria Sabina que traz, entre outras, a história da primeira astrônoma brasileira, Yeda Ferraz Pereira. Conta ainda a história de vida da bióloga Bertha Lutz, que além de seu trabalho de pesquisa com anfíbios, destacou-se na luta pelos direitos femininos nas décadas de 1920 e 1930, e da primatóloga britânica Valerie Jane Morris-Goodall, responsável por importantes descobertas sobre o comportamento de chimpanzés, o que revolucionou a compreensão do homem sobre os animais.

Também neste dia 8 de março, tem início a programação especial da Educação de Jovens e Adultos (EJA), composta por diversas oficinas que oferecem parte de conteúdos disponíveis nos cursos da EJA com formação profissional, a EJA – FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Inicial e Continuada).

As atividades da programação chamada “Beleza, Cuidados e Autoestima”, desenvolvida em parceria com a FAUSCS (Fundação de Apoio à Universidade Municipal de São Caetano do Sul), são abertas a todos os interessados. O tema Rotina e cuidados dos cabelos abre a programação, às 17 h.

No dia 16 de março, a oficina trará informações sobre como realizar os cuidados e o relaxamento de pés e mãos, com a oficina Spa para Pés e Mãos. O conteúdo traz, por exemplo, informações para realização de esfoliação e hidratação das mãos e dos pés, técnicas para prevenir calosidades e ressecamento dos pés e dicas caseiras para o relaxamento.

Já em 25 de março, quem acompanhar a oficina, que também é às 17h, vai aprender técnicas de maquiagem para o dia a dia, com informações que ajudarão a escolher a melhor maquiagem para cada tipo de pele, aprender a corrigir imperfeições, a melhor forma de usar base, blush, entre outras dicas.

Já a Escola Municipal de Educação Ambiental/ Parque Escola promoverá uma programação de oficinas e palestras ao vivo pelo canal da instituição parceira, a Iprodesc (Instituto de Proteção ao desenvolvimento Científico) no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCMHRJ_hJvEWZqrk1bKpd6cw). As mulheres inspiradoras com trabalho de destaque na preservação do Meio Ambiente serão tema da primeira atividade, que acontece na próxima sexta-feira (12) às 15h. Na sexta-feira seguinte (19), também às 15h, o tema é “Plantas medicinais para o bem-estar feminino”.

A programação muda de foco apenas no dia 22, Dia da Água, quando acontece a palestra sobre a “Água, a essência da vida: Ambientes aquáticos e sua importância”. Mas as mulheres voltam à pauta dia 28 de março, com a palestra que encerra a programação: “O Poder da Natureza: Mulheres descubram como aproveitar esse benefício”. Todas as palestras acontecem às 15h.

Não é preciso realizar inscrição em nenhuma das atividades.