Carreta do Programa Via Rápida Emprego. Foto: Angelo Baima/PSA
Carreta do Programa Via Rápida Emprego. Foto: Angelo Baima/PSA

Por meio do Programa Via Rápida Emprego, que integra a Escola de Ouro Andreense, a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Governo do Estado, está com inscrições abertas para o curso de Corte e Costura. A capacitação é gratuita e tem 80 horas de duração, em carreta que ficará no Paço Municipal, entre o Prédio Executivo e o Fórum (Praça IV Centenário, s/n, Centro).

Segundo o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a iniciativa é uma boa oportunidade para as pessoas que têm se encontrado nesta área. “Santo André identificou, com o programa Costurando com Amor, um grande número de mão-de-obra nesta área. Um dos pilares que nos baseamos na nossa Secretaria é estimular a cultura empreendedora e a qualificação. É isto que estamos fazendo. Essa proximidade com o Governo do Estado é muito importante e nós somos gratos por mais esta parceria conosco”, disse.

Inscrições disponíveis para o curso de corte e costura. Foto: Angelo Baima/PSA

Metodologia

No curso, o aluno receberá capacitação para confeccionar peças executando desde a preparação até o acabamento, com técnicas do processo produtivo da costura.

Inscrições e benefícios

Os munícipes poderão se candidatar para uma das 48 vagas disponíveis para o curso até dia 13 de agosto ou até as vagas se esgotarem. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site https://bit.ly/MinhaChance6 e efetuar o cadastro ou, caso já seja cadastrado, realizar o login.

Os alunos poderão receber uma bolsa auxílio de até R$ 210, que facilitará a permanência e conclusão, se estiver dentro dos critérios de elegibilidade descritas no site do Via Rápida. Somadas às ações do Programa Via Rápida Emprego e do Minha Chance em Santo André, esta é a sexta leva de capacitação profissional realizada juntamente com o Governo do Estado de São Paulo.

Nas outras etapas do Programa Via Rápida Emprego em Santo André, foram oferecidos cursos de auxiliar de cozinha, qualificando profissionalmente cerca de 113 alunos; além de cursos de assistente administrativo, auxiliar de logística, marketing digital em redes sociais e e-commerce, desenvolvimento de websites front-end e publicidades para mídias digitais. A capacitação profissional é um dos três pilares que a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego tem como prioridade, juntamente com a melhoria no ambiente de negócios e a competitividade nas empresas.

Minha Chance

O programa Minha Chance é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo para aumentar a empregabilidade dos beneficiários dos seus cursos técnicos e de qualificação profissional e auxiliar na melhor adaptação dos conteúdos às demandas da sociedade e do mercado de trabalho local. Em Santo André, a iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, juntamente com o programa Escola de Ouro Andreense, do Fundo Social de Solidariedade.

No Minha Chance, a empresa se cadastra no portal http://www.minhachance.sp.gov.br e declara sua necessidade de mão-de-obra qualificada no período de dois a seis meses. Com as informações, a Secretaria avalia a possibilidade de formação na região indicada e com o conteúdo proposto, levando em conta o potencial de absorção da mão-de-obra pelas empresas da região.