Aulas pelo programa Oficinas Culturais da Secult em 2021. Foto: Regina Maria / Secult PMSCS
Aulas pelo programa Oficinas Culturais da Secult em 2021. Foto: Regina Maria / Secult PMSCS

São Caetano está com inscrições abertas para educadores e instrutores interessados em participar do programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura (Secult). O edital de credenciamento de projetos para a prestação de serviços (n° 02/2022) está disponível no Portal de Inscrições da Secretaria: https://portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/secult/Portal. Os candidatos têm até 7 de março para se inscrever.

O programa é um estímulo à economia criativa, uma vez que gera trabalho aos arte educadores e artistas instrutores. Além disso, as Oficinas Culturais levam capacitação aos alunos participantes, que passam a estar melhor preparados para oportunidades e renda.

Os profissionais contratados receberão R$ 60 por hora/aula (60 minutos), uma das remunerações mais altas da Região do Grande ABC, com acréscimo de 50% em relação ao valor vigente no município até 2021. Cada candidato pode propor um curso com carga horária total de 30, 60 ou de 90 horas.

Aulas de música fazem parte do projeto. Foto: Regina Maria / Secult PMSCS

Resultado
O resultado do edital será divulgado a partir de 21/03, com prazo de dois dias úteis para recurso. A lista final com a relação dos classificados será publicada no dia 29/03, no Diário Oficial do município (diariooficial.saocaetanodosul.sp.gov.br) e no Portal da Cultura: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br. Os selecionados deverão aguardar o contato da Secult para a efetiva contratação.

Serão aceitos projetos inscritos nas áreas de atuação previstas no Plano Municipal de Cultura (Lei 5.159/2013) e em outras expressões descritas no edital de credenciamento. A classificação do proponente não gera direito subjetivo à contratação pela Secult.

O candidato pode ser pessoa física ou jurídica, com atuação na área cultural. As propostas deverão ser direcionadas prioritariamente a um dos temas previstos no Plano Municipal de Cultura. O instrutor contratado prestará serviços em equipamentos públicos ou espaços indicados pela municipalidade, localizados em qualquer bairro de São Caetano.

Trabalho e renda
Gratuitas e abrangendo todas as faixas etárias – infantil, jovem, adulto e terceira idade – na modalidade de educação não formal, as oficinas culturais podem ser introdutórias ou de aprofundamento dos fundamentos das áreas de atuação, proporcionando gratuitamente ao munícipe a oportunidade de qualificar-se, participar de atividades de prática cultural e de lazer, e de fornecer subsídios para a geração de trabalho e renda, movimentando a economia criativa local e fomentando a inclusão social.