Atividade foi realizada de forma virtual, em parceria com o Sebrae-SP. Foto: Divulgação/PSA
Atividade foi realizada de forma virtual, em parceria com o Sebrae-SP. Foto: Divulgação/PSA

Na última segunda-feira, a Prefeitura de Santo André, juntamente com o Sebrae-SP, realizou o Programa de Consultoria 2021, voltado para escolas particulares de ensino regular, infantil e de cursos livres, como artes, teatro, dança, inglês, computação, entre outros. 

A iniciativa contou com a participação de quase 20 escolas da cidade, e teve como objetivo preparar os empreendedores para a retomada da economia. O setor de educação foi um dos mais atingidos com as medidas de restrição econômica para frear o avanço da Covid-19.

Como funciona?

O Programa de Consultoria 2021 é 100% subsidiado pelo Sebrae, sendo assim fornecido sem custos para os cofres da Prefeitura e para as escolas. A primeira etapa do programa foi a participação de um encontro virtual coletivo com o tema “Finanças, Planejamento e Vendas”. 

A segunda parte será o trabalho de consultoria individual para cada escola, com as seguintes temáticas: Eficiência na Gestão de Custos, Aumento de Vendas e Gestão para Resultados. Serão três horas de consultoria por empresa.

Segundo o consultor de Gestão do Sebrae-SP, Fábio Costa de Souza, essas ações são primordiais, tanto em momentos bons da economia como no atual cenário. 

“Temos 182 escolas particulares infantis em Santo André. Esse foi mais um evento acelerador de empresas para este grande tripé entre Sebrae, empresa e Prefeitura. Sempre falamos que a hora de planejar é agora. Para as escolas particulares, o longo prazo é desafiador. O setor tende a futuramente ser atacado de outras maneiras, não só por pandemia. Se eles não se prepararem nos próximos anos de gestão, imagina quando tiverem mais competidores”, contou.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, o papel que a Prefeitura e o Sebrae têm desenvolvido é fundamental para o reequilíbrio no atual cenário econômico. 

“Sabemos que o segmento da educação tem sofrido muito desde o início da pandemia, especialmente as escolas de ensino infantil, as escolas menores. Tenho certeza que os que acompanharam esta atividade saíram enriquecidos e torço para que consigam superar as dificuldades, realinhar as suas atividades e buscar um equilíbrio na questão econômica”, disse Banzato.

A parceria

Prefeitura de Santo André e Sebrae são parceiros em diversos projetos de qualificação profissional. Juntos, já promoveram o Prêmio Santo André Excelência em Gestão, mais de 30 oficinas do Circuito Andreense de Empreendedorismo e o Programa Empreender no Turismo em Paranapiacaba, realizado juntamente também com a CVC Corp.

A Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego da Prefeitura de Santo André, responsável por realizar os eventos juntamente com o Sebrae, tem se pautado em três eixos ao longo da gestão: a qualificação profissional, competitividade das empresas e a melhoria no ambiente de negócios, com geração de investimentos, emprego e renda.