Capacitação abordou, entre outros assuntos, a transmissão, prevenção, controle e coleta do material biológico. Foto: Divulgação/PMRP
Capacitação abordou, entre outros assuntos, a transmissão, prevenção, controle e coleta do material biológico. Foto: Divulgação/PMRP

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira, dia 1, capacitação técnica de atendimento à Varíola do Macaco (Monkeypox-MPX), aos profissionais da Atenção Primária, UPA Santa Luzia, Hospital São Lucas e Rede D’or. A ação é de caráter preventivo, já que a cidade não possui nenhum caso suspeito ou registrado da infecção. 

Representantes da UPA, Atenção Primária, São Lucas e Rede D’or participaram do treinamento. Foto: Divulgação/PMRP

Na capacitação, que foi ministrada pela biomédica da Vigilância, Carol Stanghini, foi abordado o protocolo de atendimento, manejo clínico, fluxograma, bem como a transmissão, prevenção, controle e coleta do material biológico.  O paciente que começar a perceber as aparições de feridas no corpo, deve procurar o serviço de saúde o mais rápido possível. 

A varíola do macaco é uma doença infecciosa aguda, que pode infectar tanto o animal quanto as pessoas.  Pode ser transmitida pelo contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões de pele, abraço, beijo, massagens, relações sexuais, secreções respiratórias ou em objetos e tecidos (roupas e toalhas, por exemplo). A pessoa infectada apresenta febre, mialgia, fadiga, cefaléia, astenia, dor nas costas e linfadenopatia.