Capa do livro
Capa do livro "Dicionário de A a T". Foto: Divulgação

Foi por meio de uma conversa informal, durante uma troca de conteúdos para as aulas, que as educadoras do Ensino Médio, Aline Canuto de Abreu Santana  e Renata Ferreira Munhoz, perceberam que havia a necessidade de criarem um material novo para auxiliar na aprendizagem. Foi a partir desta percepção que o livro “Dicionário de A a T” foi lançado no dia 6 de maio, de forma virtual.

Aline e Renata. Foto: Arquivo pessoal

Sobre o conteúdo, as educadoras comentam que é para o público a partir dos três anos de idade, na etapa de pré-alfabetização e alfabetização. “Embora o livro trate do vocábulo ligado ao mundo infantil, ele trabalha tipos de poesia, rimas e métricas, além de palavras homófonas da língua portuguesa”, comenta Aline.

Com relação ao processo de criação, as escritoras explicam que uma complementava a outra nas ideias e escritas para a produção da obra de 58 páginas. “Primeiramente nós estabelecemos o tema do livro: palavras homófonas da língua portuguesa.  Depois, o gênero literário: quadrinhas. Por fim, traçamos que os poemas seriam heptassilábicos, ou seja, sete sílabas poéticas. Após tudo estabelecido, começamos a produzir, de forma muito natural, a criação de todas as quadrinhas”, relembram as professoras.

Agora que o livro foi lançado on-line, as escritoras pretendem lançá-lo presencialmente. Além disso, estão com novas ideias para criação de outros livros, além de projetos. “Temos recebido muito carinho dos leitores. Poder ler nossas quadrinhas para nossos filhos e o público da Educação Infantil tem sido um grande prazer!”, complementa Renata.

“Pensar em fazer parte do repertório literário de crianças é a mais significativa das recompensas de nossos trabalhos! Além disso, temos tido muito êxito em trabalhar nossas próprias poesias com os alunos do Ensino Médio”, finalizam as escritoras.

Para mais informações sobre o livro, acesse: www.todasasmusas.com.br