Praça está localizada na Avenida Goiás, uma das mais conhecidas de São Caetano. Foto: Antonio Reginaldo Canhoni/FPMSCS
Praça está localizada na Avenida Goiás, uma das mais conhecidas de São Caetano. Foto: Antonio Reginaldo Canhoni/FPMSCS

Situada no principal endereço de São Caetano, a Avenida Goiás, a Praça do Professor chega em 2021 aos 65 anos de existência sendo um polo de memória, artes e cultura. Afinal é nela que estão localizados, entre outros, espaços como o Teatro Santos Dumont, a Pinacoteca Municipal, o Espaço Cultural Casa de Vidro e, claro, a sede da Fundação Pró-Memória.

Cumprindo sua missão de preservar e salvaguardar a memória e a história da cidade, a FPM idealizou e realiza o projeto Cuidar de Nossa Praça. Em parceria com seis empresas e comércios das redondezas (Vivano Steak, Old Man Sandwich Shop, Mirasoft Tecnologia, Ápice Artes Gráficas, Colégio Singular e Oca Restaurante), a instituição supervisiona a conservação e revitalização dos canteiros do local.

“A Praça do Professor é um lugar que contempla grande área educativa e cultural do município e visando a manutenção de seu valor histórico aliado à qualidade de vida, bem-estar e lazer que são funções sociais que prezamos decidimos lançar essa ação que conta com nosso apoio técnico, mas sem custos para a Pró-Memória ou outro ente público”, disse o presidente da instituição Charly Farid Cury.

“Cada um dos seis parceiros é responsável por um canteiro da praça e arca com os custos de manutenção, contratação de equipe de jardinagem e plantio. Os layouts foram apresentados e aprovados pela Pró-Memória”, afirmou a assessora de relações institucionais e responsável pelo projeto Heloísa Canga.

História

O decreto municipal nº 241 de 15/10/1956 assinado pelo prefeito Anacleto Campanella nomeou como Jardim do Professor o local na confluência das Avenidas Goiás, Dr. Augusto de Toledo e Ruas Antônio Bento e Américo Brasiliense.

Posteriormente rebatizada como Praça do Professor, a área passou por modificações e adequações acompanhando as mudanças e o progresso da região ao longo do tempo, mas sempre mantendo sua essência de ponto de encontro e de conhecimento.