Prefeito Bruno Covas. Foto: Divulgação/Instagram Bruno Covas
Prefeito Bruno Covas. Foto: Divulgação/Instagram Bruno Covas

Na manhã deste domingo, 16/05, infelizmente, nos deparamos com a morte precoce do Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, aos 41 anos, vítima de câncer. O falecimento do político gerou comoção, não somente entre a população brasileira, mas também aos demais representantes do poder público, que prestaram homenagens nas redes sociais.

“Foi com bravura e coragem que Bruno Covas batalhou contra o câncer. A notícia de sua partida na manhã de hoje, depois de quase dois anos de luta, traz consigo um sentimento estarrecedor de tristeza e perda. Perdemos. Mais do que um brilhante quadro político, perdemos um homem de coração e coragem, um pai, um amigo querido. Assim como seu avô, Bruno ficará na história por seu trabalho e integridade. Que seja recebido por Deus e pelos que amou e que também já se foram. Sua luta e história de força, foco e fé não serão esquecidas. Descanse em paz, amigo. Você foi um guerreiro”, disse o Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

Paulo Serra, prefeito de Santo André também se solidarizou com este momento difícil. “São Paulo se entristece hoje com a morte do jovem prefeito Bruno Covas. Lutou com muita força, mas foi chamado por Deus. Deixa um bonito legado de luta por mais igualdade, oportunidades e justiça que fica vivo nos nossos corações. Em nome de Santo André, quero deixar nossos sentimentos e orações aos familiares e amigos”, diz a nota divulgada.

“Toda a minha solidariedade com os familiares e amigos do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que faleceu nesta manhã, vítima de câncer. Após muita luta, que você possa descansar e olhar por todos ao lado do Pai. Fiquem com Deus”, foi a postagem do Prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella.

O Prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi, também se manifestou sobre o acontecimento. “A política perde uma grande liderança.Bruno Covas lutou com grande bravura e demonstrou serenidade em todo momento de seu tratamento contra o Câncer.Herdou a grandeza do avô (meu grande amigo, Mário Covas), e tinha um futuro brilhante na vida pública, que infelizmente o câncer interrompeu.Peço a Deus que conforte o coração de seu filho Tomás e de toda sua família”, comentou o político.

A Associação Paulista de Municípios, sob o comando de Fred Guidoni, ex prefeito de Campos do Jordão, publicou a seguinte nota: “É com muita tristeza que comunicamos o falecimento de Bruno Covas, prefeito de São Paulo. Todos nós municipalistas nos unimos à sociedade paulistana e aos familiares neste momento de dor. São Paulo perde um grande líder, um bravo guerreiro que lutou pela vida e honrou, em toda sua trajetória, a verdadeira história de valores éticos e assim como seu avó Mário Covas, se torna inesquecível. São Paulo está em luto e nós da Associação Paulista de Municípios, em nome de todos os prefeitos e prefeitas do Estado, manifestamos a nossa solidariedade à família. Que Deus os abençoe e conforte”.

Já o Governador de São Paulo, João Doria, a quem Bruno foi vice-prefeito de 2016 a 2018, publicou a seguinte mensagem: “Obrigado, Bruno Covas, por ter compartilhado, com todos nós, tanto carinho e dedicação. À Renata e ao Pedro, seus pais, ao Gustavo, seu irmão, e especialmente ao Tomás, seu filho, meu afeto nesse momento doloroso em que a natureza subverte o curso da vida. São Paulo terá sempre muito orgulho desse filho querido.A força de Bruno Covas vem do seu exemplo e do seu caráter. Foi leal à família, aos amigos, ao povo de São Paulo e aos filiados do seu partido, o PSDB. Sua garra nos inspira e seu trabalho nos motiva. Tive o privilégio de acompanhá-lo desde o início da vida pública, ao lado do seu avô Mario Covas. Tive a honra de tê-lo como vice, na Prefeitura de São Paulo. E a alegria de ver seus ideais e realizações aprovados nas eleições de 2020.Bruno Covas era sensível, sereno, correto, racional, pragmático e ponderado. Voz sensata, sorriso largo e bom coração. Bruno Covas era esperança. E a esperança não morre: ela segue, com fé, nas lições que ele nos ofereceu em sua vida.Muito obrigado, Bruno. Você foi e continuará sendo para todos nós, um eterno exemplo”.

Velório e sepultamento

O velório de Bruno Covas está acontecendo no edifício Matarazzo, sede da prefeitura. No entanto, a cerimônia é restrita a familiares e amigos próximos.

Logo após, o corpo seguirá em cortejo em caminhão do Corpo de Bombeiros pela praça Ramos de Azevedo e a avenida Paulista, em direção a Santos, cidade natal do prefeito, para o sepultamento.