115 agentes e 50 viaturas participaram da ação. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC
115 agentes e 50 viaturas participaram da ação. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo e a Polícia Civil realizaram nesta terça-feira, 30/05, a Operação Moiras, que visa desmantelar esquema de furtos de fios elétricos na cidade e o comércio ilegal desse tipo de material. A ação resultou na prisão de três pessoas, sendo duas por receptação e uma por furto de cabos em flagrante, além da interdição de um estabelecimento.

Participaram da operação cerca de 115 agentes e 50 viaturas das duas forças de segurança, além de outros 23 fiscais de postura, agentes da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, pasta responsável pela iluminação pública. Foram vistoriados 25 estabelecimentos que comercializam sucatas (conhecidos como ferros-velhos) por toda a cidade. O objetivo foi identificar possíveis materiais provenientes da iluminação pública, como os pertencentes a semáforos, e de residências particulares.

Materiais encontrados em comércio ilegal. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Além das prisões, a GCM e a Polícia Civil também apreendeu diversos produtos de origens suspeitas, como cones de sinalização viária, guard rail (proteções metálicas instaladas em vias públicas) e sinaleiros. Os materiais seguirão para pesagem e perícia. Delegado titular do DEIC (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de São Bernardo, Miguel Ferreira da Silva afirmou que a operação mira romper o curso do comércio ilegal de cabos e fios elétricos. “A gente sabe que esse tipo de crime, via de regra, é praticado durante a noite por usuários de drogas e eles revendem essa fiação para estabelecimentos que compram cobres, alumínios e ferros em geral”, explicou.

 Secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, o Coronel Carlos Alberto dos Santos frisou que a operação é a uma das investidas do governo do prefeito Orlando Morando para reduzir a incidência desse tipo de crime na cidade. “A ação integrada entre a GCM e a Polícia Civil é primordial no enfrentamento dessas condutas, uma vez que o trabalho de inteligência, que identifica com antecedência possíveis estabelecimentos suspeitos, auxilia no êxito da identificação dos delitos”, disse.

Números

A Prefeitura identificou aumento expressivo de furtos de cabos semafóricos em 2022. Segundo dados do departamento de trânsito, só de janeiro a abril deste ano, o montante de fios furtados (em metros) é 132,45% maior que o registrado em todo o ano passado. Foram 9.298 metros de cabos roubados só nos quatro primeiros meses deste ano, contra 4.000 em 2021. Em termos de recursos públicos, esses crimes custaram aproximadamente R$ 500 mil para os cofres públicos com a reposição dos fios elétricos.

Denúncias de roubos de cabos elétricos podem ser feitas à GCM, por meio do número 153.