Feira de adoção de animais
Feira de adoção de animais "Eu amo, eu adoto" aconteceu no Atrium Shopping. Foto: Alex Cavanha/PSA

Neste sábado, 23/10, duas importantes iniciativas da causa animal foram realizadas em Santo André. O Atrium Shopping recebeu a volta da tradicional feira de adoção de animais “Eu amo, eu adoto”, iniciativa que estava suspensa desde o início da pandemia. Durante esse período, por questão de segurança os interessados em adotar tinham a possibilidade de conhecer os animais disponíveis para adoção no site ou pessoalmente na Gerência de Controle de Zoonoses.

A iniciativa garantiu que 11 dos 28 animais disponíveis para adoção ganhassem uma família neste sábado.

Moeda Pet

Em paralelo à feira de adoção, o Parque Central recebeu neste sábado mais uma edição do Moeda Pet, a oitava deste ano. O programa, que troca um quilo de garrafas PET por um quilo de ração para cães ou gatos, foi realizado em sistema drive-thru e arrecadou ao todo 6.440 garrafas, além de distribuir 322 quilos de ração.

“O Moeda Pet, além de demonstrar na prática os benefícios da reciclagem, é uma forma de auxiliar uma importante causa que é a causa animal. Fico muito feliz em acompanhar a evolução deste projeto e a aprovação da população que está cada dia mais consciente e engajada com as questões ambientais”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.

Programa troca garrafas PET por ração para cães e gatos. Foto: Alex Cavanha/PSA
Programa troca garrafas PET por ração para cães e gatos. Foto: Alex Cavanha/PSA

Cada quilo de garrafas plásticas equivale a 20 garrafas de dois litros ou 26 de um litro. O material é trocado por um quilo de ração. Quem participa pode levar até três quilos por CPF presencial de ração para casa ou pode fazer a doação no local, para que seja destinada às ONGs cadastradas.

O material reciclável arrecadado com o Moeda Pet é remetido para as cooperativas localizadas no Aterro Municipal de Santo André e vendido, beneficiando as famílias cooperadas, promovendo a reciclagem, geração de renda e ganho ambiental e social.

O programa é uma ação do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, com apoio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, e conta com a parceria da farmácia de manipulação veterinária Farma Bichos e do Dr. Vet Hospital Veterinário. A iniciativa também tem o apoio do Departamento de Vigilância à Saúde e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

Somente no ano passado, o programa distribuiu três toneladas de ração e arrecadou cerca de 73 mil garrafas. Em 2021, até o momento, foram entregues mais de duas toneladas de ração. Neste sábado houve a participação de 120 pessoas e a coleta de 6.440 de garrafas PET.