Local é destinado para recuperação de pessoas em situação de vulnerabilidade. Foto: Angelo Baima/PSA
Local é destinado para recuperação de pessoas em situação de vulnerabilidade. Foto: Angelo Baima/PSA

Na última sexta-feira, 25/02, o Prefeito de Santo André, Paulo Serra, vistoriou a primeira Casa de Acolhimento Andreense, local destinado à recuperação de pessoas em situação de vulnerabilidade, que terá capacidade para 44 usuários.

“Viemos para a vistoria final de mais uma obra que sai do papel. A Casa de Acolhimento vai receber pessoas em situação de vulnerabilidade, preparamos este espaço com todo carinho, atenção e qualidade que a nossa gente merece”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

A Casa será ocupada inicialmente pelos moradores acolhidos no Abrigo Emergencial, aberto durante a pandemia no Estádio Bruno José Daniel. O espaço conta com camas para dormir, em quartos divididos entre feminino, masculino e trans, canil para quem possui animais, sala com TV e poltronas reclináveis, e pátio para que os carrinheiros possam guardar seus pertences.

Prefeito Paulo Serra e a primeira dama e presidente do Fundo Social, Ana Carolina Barreto Serra. Foto: Angelo Baima/PSA

Os moradores do local terão alimentação, vestiário, atividades com educadores e profissionais da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, e todo auxílio necessário para que possam entrar no mercado de trabalho ou até retornar para a vida familiar.

“Além de todo acolhimento, os usuários terão à disposição cursos da Escola de Ouro de qualificação profissional e também receberão as doações do Santo André Solidária para quem mais precisa. Será um espaço de convivência com garantia de dignidade para pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.

A Casa de Acolhimento Andreense fica Jardim do Estádio e a previsão para início de funcionamento é dia 3 de março.

Os munícipes que encontrarem uma pessoa em situação de vulnerabilidade podem acionar a equipe de abordagem social através do WhatsApp (11) 93342-4178, que funciona 24 horas, ou ligando para os telefones 4427-6207 ou 4432-2182, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Há ainda os números 94734-7319 e 94715-0052, que atendem ligações 24 horas. Outra opção é ligar para o COI (Centro de Operações Integradas) pelo telefone 199.

“A diferença deste serviço é que vamos buscar não só acolher a pessoa, mas fazer o processo da busca da autonomia novamente, pra ela voltar a conviver em sociedade, porque muitas pessoas chegam neste tipo de serviço com um processo de desfiliação social, onde elas perdem as referências familiares, econômicas, sociais, e não se reconhecem mais como seres humanos. Neste local haverá ofertas e encaminhamentos oferecidos pela Casa”, destacou o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.