CapacitaTech disponibiliza 7 mil cursos gratuitos na área de tecnologia da informação. Foto: Helber Aggio/PSA
CapacitaTech disponibiliza 7 mil cursos gratuitos na área de tecnologia da informação. Foto: Helber Aggio/PSA

O Parque Tecnológico de Santo André divulgou nesta semana os resultados conquistados ao longo do ano de 2021. Entre diversas iniciativas realizadas, se destacaram a plataforma CapacitaTech, a Árvore Solar Conectada e a assinatura da liberação de recursos do Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Cite).

Os resultados divulgados foram disponibilizados por meio do Informe Semestral e do Relatório de Gestão, anunciados em post no LinkedIn, que pode ser acessado clicando aqui.

Ações

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, é fundamental que as iniciativas realizadas pelo Parque Tecnológico sejam amplamente divulgadas para que os munícipes e as empresas sejam cada vez mais atraídos pelo trabalho que vem sendo feito.

“O informe não só comprova tudo o que tem sido feito, como serve também como uma mola propulsora para que a sociedade como um todo se conecte cada vez mais, integre suas ações e dê visibilidade a tudo que tem feito na nossa região, sobretudo para as pequenas, médias e grandes empresas”, disse Banzato.

A estratégia do Parque Tecnológico para 2021 foi acompanhar e mobilizar a Rede de Inovação e as empresas da cidade em relação às iniciativas das agências de fomento, em vista aos impactos da pandemia de Covid-19 na economia.

Já nas operações, o foco foi na implantação de programas estratégicos específicos para área de qualificação, como o CapacitaTech, e promoção de inovação, assim como a continuação dos programas já existentes e garantia da liberação dos recursos para o Cite.

CapacitaTech

Um dos maiores destaques de 2021 do Parque Tecnológico foi o CapacitaTech. Como forma de promover a capacitação tecnológica na cidade, o Parque Tecnológico de Santo André desenvolveu uma plataforma que concentra informações e dá acesso direto a cerca de 7 mil cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação, oferecidos por cerca de 80 empresas e instituições do Brasil e do mundo.

Além dos cursos, a plataforma também conta com outras 42 oportunidades para certificações profissionais. A iniciativa é realizada sem custos por parte da Prefeitura, em parceria entre o Parque Tecnológico e o especialista em TI&C Jaime Linhares Laibda Junior, que junto a uma grande comunidade da área, consolida a informação para interessados no setor. O link de acesso ao CapacitaTech é https://bit.ly/capacitatech-santoandre.

Outra grande notícia extremamente relevante entre as iniciativas feitas pelo Parque Tecnológico em 2021 foi a assinatura da liberação de recursos para a construção do Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Cite), que terá sede na antiga área da Rhodia Química, em cerca de 7 mil metros quadrados de área construída. Serão investidos R$ 27 milhões oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Caixa Econômica Federal, somados a R$ 2 milhões de contrapartida da Prefeitura.

O local terá área para exposições, eventos, apresentações, espaços para instituições parceiras e para treinamentos no piso térreo e, no piso superior, contará com salas integradas para reuniões, apoio administrativo, coworking, cobusiness, entre outras atividades.

Diversas empresas passaram a integrar o ecossistema do Parque Tecnológico de Santo André em 2021 por meio do Hub de Inovação. Ao longo do ano, foram concretizadas parcerias com a Mercedes Benz, Cofip ABC (16 empresas do Polo Petroquímico do ABC), Rhodia Solvay Group, Patriani e Hoppe & Ribeiro.

Hub de Inovação

Durante o ano, o Hub de Inovação realizou três chamadas. Elas foram feitas pela Mercedes-Benz, Rota Challenge e Cofip ABC, totalizando 13 desafios de inovação aberta.  Desde 2020, já são 22 proponentes de soluções, sendo 10 universidades/instituições de pesquisa e 12 startups, no total de sete projetos de parceria já efetivamente iniciados.

Também em 2021 o Parque Tecnológico de Santo André entrou como apoio ou realização em 12 eventos, que juntos beneficiaram 1.583 pessoas. Também foram divulgados 23 eventos que possam interessar a rede de inovação. Todas as divulgações foram feitas por meio do LinkedIn, criado em 2021 em parceria realizada juntamente com a Universidade Metodista de São Paulo, que prepara o conteúdo e gere a conta. O LinkedIn do Parque Tecnológico pode ser acessado no link: https://www.linkedin.com/company/parquetecsa/.

Árvore Solar Conectada foi uma parceria com a construtora Patriani. Foto: Angelo Baima/PSA
 

Árvore Solar

Quem passa pela avenida Padre Manuel da Nóbrega, no bairro Jardim, provavelmente também já notou a instalação da Árvore Solar. A iniciativa realizada pela construtora Patriani foi feita em parceria com o Parque Tecnológico de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e integra ao programa Conecticidades. A ferramenta produz energia solar de forma descentralizada e permite também uma série de possibilidades de sensoriamento dinâmico da cidade, como medições climáticas e monitoramento de bueiros, por exemplo, além do monitoramento e gestão automatizada de aspectos do próprio edifício, tais como o consumo de água ou a produção e consumo de energia. É possível até mesmo fazer recarga de bicicletas e patinetes elétricos no local.

Tais iniciativas realizadas pelo Parque Tecnológico em 2021 fizeram com que Santo André tenha se tornado uma das protagonistas nacionais na área de tecnologia e inovação. Em ranking divulgado pela Conexis Brasil Digital, juntamente com a Teleco e Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), a cidade ficou na quarta posição na edição de 2021 do “Ranking de Serviços Cidades Inteligentes”.

Em ranking divulgado em setembro de 2021 também pela Conexis Brasil Digital, Teleco e Abrintel, Santo André ficou na sétima colocação como “Cidades Amigas da Internet”. No último ano, a cidade já havia sido destaque no ranking por ter sido o município com a evolução mais significativa em relação à edição de 2019, passando da 98ª colocação para a 16ª, representando um ganho de 82 posições de um ano para o outro. Neste ano, o ganho foi de mais nove posições.