O atrativo, que fica em Foz do Iguaçu, no Paraná, é ideal para quem quer tranquilidade em meio à natureza. Foto: Divulgação
O atrativo, que fica em Foz do Iguaçu, no Paraná, é ideal para quem quer tranquilidade em meio à natureza. Foto: Divulgação

Mesmo não sendo um feriado nacional, o Parque das Aves espera um bom movimento no dia que celebra o Dia da Consciência Negra (20/11). A data mais importante para a influência da cultura afrodescendente no país leva a uma reflexão do impacto da vinda dos africanos, por meio de natureza, música, política, religião, cultura, gastronomia, entre outras coisas. Este será o último feriado antes do Natal e do período de alta temporada para o turista conhecer Foz do Iguaçu e o Parque das Aves.
Ao todo, cinco estados e 832 cidades no Brasil comemoram a data com feriado. Jurema Fernandes, diretora administrativa do Parque das Aves, lembra que somente no estado de São Paulo são 102 municípios que aderem ao feriado, incluindo a capital, além do estado inteiro do Rio de Janeiro.

Arara Caninde é uma das aves do Parque. Fotos: Divulgação
Arara Caninde é uma das aves do Parque. Fotos: Divulgação

“Nos principais estados e cidades indutores de turistas a Foz do Iguaçu, como Rio de Janeiro e São Paulo, será feriado e o visitante terá três dias para conhecer as maravilhas do Destino Iguaçu”, diz Jurema Fernandes.
Ela destaca ainda que a data é uma oportunidade para reflexão sobre resistência e liberdade do povo negro. “O feriado de 20 de novembro é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data remete à morte de Zumbi dos Palmares e a resistência da população trazida à força, então a conexão com a natureza e com nossas raízes é fundamental nessa época e o Parque das Aves promove essa ligação”, diz.
Vale lembrar que em tempos de pandemia, o Parque das Aves tem investido em um rigoroso padrão de higienização, seguindo as orientações sanitárias do município, além das normas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Na entrada há medição de temperatura e totens com álcool em gel espalhados para facilitar a higienização das mãos, bem como delimitações para manter a distância. Além, é claro, do uso constante de máscaras tanto dos colaboradores quanto dos clientes.

Ingressos online
Como todos os anos, a procura por ingressos nesta época é grande, então a orientação é que os visitantes comprem as entradas com antecedência, para garantir a data e horário da visita. Os ingressos estão disponíveis no site do Parque das Aves (ingressos.parquedasaves.com.br) e o pagamento pode ser feito com o cartão de crédito.
“Desta maneira, o visitante não pega filas, evita aglomeração e garante o dia e horário da visita, pois temos a limitação de 3.500 visitantes por hora”.