O imóvel fazia parte de uma padaria e agora será utilizado para atividades. Foto: Alex Cavanha/PSA
O imóvel fazia parte de uma padaria e agora será utilizado para atividades. Foto: Alex Cavanha/PSA

Nesta quarta-feira, 12/08, o Fundo Social de Solidariedade de Santo André inaugurou uma nova sede em Paranapiacaba. O imóvel, que abrigava a antiga Padaria do Mendes, receberá os cursos da Escola de Ouro Andreense, workshops, além de outras atividades.  

“Acreditamos nas ideias simples, mas de inovação, que são capazes de transformar a vida das pessoas. Começamos do zero, inauguramos o Fundo Social em outubro de 2017, começamos a funcionar em 2018 e já temos mais de quatro sedes atendendo em diversos pontos da cidade”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.

Os cursos gratuitos da Escola de Ouro Andreense que serão oferecidos no local visam profissionalizar o turismo, fomentar a economia, além de garantir renda e autonomia para os moradores da Vila. As aulas terão início de acordo com o andamento da pandemia.   

Além da nova sede do Fundo Social de Solidariedade, Paranapiacaba recebe diversas outras obras, dando continuidade ao processo de restauração da Vila.

Sede do Fundo Social de Paranapiacaba. Foto: Alex Cavanha/PSA
Sede do Fundo Social de Paranapiacaba. Foto: Alex Cavanha/PSA

O prefeito Paulo Serra vistoriou nesta quarta-feira mais uma edificação recém-restaurada em Paranapiacaba, a Cabine de Sinais. A construção, juntamente com a Cabine de Comandos, passou por detalhado processo de recuperação e em breve os dois locais serão novos pontos turísticos para serem apreciados por quem visita a região. 

“Nesta manhã, além de acompanhar a conclusão do restauro da Cabine de Sinais, que foi completamente recuperada em parceria com a MRS, viemos entregar a academia ao ar livre e quadra para esportes e lazer. Também iniciamos o processo de licitação do campo de futebol, o primeiro com medidas oficiais do país. É um trabalho que iniciamos desde o primeiro dia, para valorizar a Vila, criar oportunidades para os moradores, atrair turistas e novos investimentos”, disse o prefeito.

Para o restauro das duas cabines foi investido cerca de R$ 1,8 milhão pela MRS Logística, em uma ação que foi fruto de parceria entre a Prefeitura de Santo André, a MRS e o Ministério Público.

Cabine de sinais. Foto: Alex Cavanha/PSA
Cabine de sinais. Foto: Alex Cavanha/PSA

As intervenções foram realizadas pela empresa especializada Companhia de Restauro XXI, que usou técnicas modernas e retrospectivas para que as edificações retornassem às suas condições históricas originais.

A Cabine de Sinais e a Cabine de Comandos foram implantadas após a duplicação da via férrea, em 1896, para abrigar um novo sistema de alta precisão para a época. Todas possuíam no seu interior alavancas de travamento dos trens e vários outros equipamentos, como telefone e telégrafo.