Prédio foi iluminado para celebrar o mês dedicado à prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama e atenção à saúde da mulher em toda a rede de Saúde municipal. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Prédio foi iluminado para celebrar o mês dedicado à prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama e atenção à saúde da mulher em toda a rede de Saúde municipal. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Para enfatizar a atenção aos cuidados da saúde da mulher durante o Outubro Rosa, o prédio do Executivo no Paço Municipal de São Bernardo ficará iluminado com a coloração rosa, a partir desta sexta-feira, 01/10, durante todo o mês. A campanha do Outubro Rosa é dedicada à prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama e demais temas relacionados à saúde da mulher, com oferta de serviços em toda a rede de Saúde municipal. A iniciativa será patrocinada por uma empresa privada, sem despendimento de dinheiro público.

Dentre as ações da rede municipal de Saúde, as coletas de colpo citologia oncótica (Papanicolau) serão priorizadas nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por agendamento, de segunda a sexta-feira, na UBS de referência da paciente. A programação inclui ainda orientações e palestras e atualização da situação vacinal das mulheres, além de atendimento especial, no sábado (16/10), denominado ‘Dia D’, com as mesmas atividades, para mulheres que não puderem comparecer durante a semana.

Cerimônia acendeu os 20 refletores de iluminação em LED na cor rosa e contou com a presença do Prefeito Orlando Morando, da primeira dama e deputada estadual, Carla Morando, e do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, que enfatizou que o Paço terá papel fundamental nesta conscientização, por estar no Centro da cidade e ser passagem para muitas pessoas. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

“Precisamos chegar em todas as mulheres, principalmente, naquelas que estão há mais de dois anos sem realizar seus exames de rotina por causa da pandemia causada pelo Coronavírus. A prevenção continua sendo o melhor caminho, o câncer de mama ainda é a doença que mais acomete mulheres em todo o mundo”, declarou o chefe do Executivo.

Unidade Móvel

São Bernardo foi a primeira cidade do ABC a ofertar a mamografia de forma itinerante por meio da Unidade Móvel, denominada Amiga do Peito, a partir de 2019. A importante ação, inaugurada nas comemorações de Outubro Rosa, permitiu com que a fila de espera pelo exame fosse zerada na rede municipal, com atual capacidade de ofertar até 4.000 procedimentos por mês.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a iniciativa foi primordial na luta contra o câncer de mama e no diagnóstico precoce da doença. “É um exame que precisa ser feito anualmente, principalmente em mulher de 50 a 69 anos, a chamada idade de rastreio, onde a incidência do câncer é maior”, explicou.

Programação

Entre os dias 4 e 8 de outubro, a unidade móvel de mamografia ficará estacionada no Centro de Atenção Integral à Saúde Da Mulher (CAISM), localizado na Rua Brasil, 350, Rudge Ramos. De 13 a 15, será a vez da UBS Baeta Neves, na Rua Giacinto Tognato, 1.100, receber o programa. Entre 18 e 20, o equipamento ficará na UBS Parque São Bernardo, na Rua dos Vianas, 3.570. E, do dia 25 a 27, na UBS Santa Cruz, na Rua Hugo Vieira Pinto, 381.

Durante a semana, o agendamento das mamografias de mulheres até 49 anos é realizado pela UBS de referência da paciente, que precisa comparecer ao local do exame com pedido médico. Já as mulheres com idade entre 50 e 69 anos não precisam de agendamento, nem do pedido médico para realização do procedimento. A unidade funciona das 8h às 17h, com último horário de agendamento às 16h.

Demanda livre

Especialmente para o Outubro Rosa, a Unidade Móvel atenderá demanda livre nos sábados (16, 23 e 30) na Praça da Matriz, das 8h às 17h. Pacientes em idade de rastreamento, de 50 a 69 anos, não precisam de agendamento nem de pedido médico, e as pacientes até 49 anos serão atendidas mediante apresentação do pedido médico. Serão distribuídas 40 senhas no período da manhã e 40 no período da tarde, levando-se em consideração a capacidade do mamógrafo, que é de 80 exames por dia.