Crédito da imagem: Íris Zanetti

Há 20 anos, o Maestro Rodrigo Toffolo criava a Orquestra Ouro Preto, uma das mais prestigiadas do país. De lá para cá, indo do clássico ao pop, foram oito CDs, sete DVDs, dois livros e projetos expressivos em parceria com grandes nomes da música nacional, como Alceu Valença, Antônio Nóbrega, Edu Lobo, Ivan Lins e Fernanda Takai. Além disso, seu repertório conta com concertos especiais com releitura de Beatles, O Pequeno Príncipe, Música para Cinema, entre outras ações voltadas para a formação de diferentes públicos.

O ano de 2020 começou com a gravação do álbum “Valencianas II” em Portugal, e planos de rodar o Brasil com o projeto, o segundo álbum ao lado de Alceu Valença. Mas no meio do caminho tinha uma pandemia, e para ajudar a conter a proliferação da Covid-19, a Orquestra precisou se reinventar e se adaptar, criando diversas ações online.

As mídias sociais passaram a ser os palcos provisórios da Orquestra e o carinho do público veio junto, criando uma aproximação ainda maior. Somando os números do Facebook, Instagram, YouTube e Spotify foram 1973 publicações, com um alcance total de 12,5 milhões de pessoas e mais de 400 mil comentários. Em todas as redes houve um crescimento no número de seguidores. Só no YouTube, o aumento foi de 160% do número de inscritos e 503% os acessos ao canal.

Transmissões ao vivo

No final de agosto, a Orquestra se reuniu pela primeira vez desde o início da quarentena para um concerto-live inédito, no Grande Teatro Sesc Palladium, em Belo Horizonte, fazendo um passeio pelos diversos repertórios apresentados ao longo das duas décadas. Para o evento, o grupo contratou um médico infectologista que desenvolveu um protocolo específico, seguindo as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com mais de 3 horas de duração, a live já soma mais de 123 mil visualizações – http://www.youtube.com/watch?v=OHD9C9KjNE0 .

No próximo dia 13 de setembro, às 18h, a Orquestra se une à Fernanda Takai para o concerto “O Tom da Takai”, com músicas do grande compositor Tom Jobim, como parte da programação do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu 2020. A apresentação será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Orquestra (http://www.youtube.com/watch?v=L94GkdSw11U), direto da Basílica do Pilar, em Ouro Preto (MG), com patrocínio da Kinross Mineração.

Serviço
Live Orquestra Ouro Preto com Fernanda Takai – O Tom da Takai
Data: 13 de setembro
Horário: 18h
Transmissão: http://www.youtube.com/orquestraouropreto