Homenageada foi escolhida para denominar este importante equipamento de Saúde pelo legado de união da família, dedicação ao próximo e ao bairro onde morava-Fotos Gabriel Inamine/PMSBC

Em cumprimento à Lei 7.347, de 5 de dezembro de 2024, o Prefeito Orlando Morando denominou, neste domingo (22/12), o Hospital da Mulher de São Bernardo – Emilia Battistin Marson. A denominação do importante equipamento de Saúde do município, que traz vida nova, foi escolhida em homenagem pela contribuição dada à sociedade, pelo legado de união da família, dedicação ao próximo e ao bairro onde morava.

A cerimônia de denominação foi acompanhada pelos filhos, netos e demais familiares da homenageada. O chefe do Executivo estava com a esposa e deputada estadual, Carla Morando, os filhos Orlandinho e Antonella, a mãe, Catarina, filha da homenageada e os irmãos Márcia e Deiner. Para o prefeito Orlando Morando, o ato destaca o legado deixado pela avó. “Nada mais justo do que uma pessoa que simbolizada vida, união e alegria em nossas vidas, denominar o Hospital da Mulher de São Bernardo, que agora passa a se chamar Emilia Battistin Marson. Como prefeito, pouco me dediquei a nomear próprios públicos, me preocupei em entregar obras e equipamentos, especialmente os de Saúde, que são tão importantes para a população. Posso afirmar que, nesta área, deixei a cidade muito mais estruturada, foram cinco novos hospitais entregues”, declarou.

BIOGRAFIA – Emília Battistin Marson nasceu no dia 1º de janeiro de 1921 São Bernardo, onde residiu até seu falecimento. Neta dos imigrantes italianos Augustinho Battistini e Antônia Battistini, que em 1870 vieram colonizar o Brasil, era filha de sante Battistini e Maria Battistini, que foram dos primeiros colonizadores a se estabelecerem no município, onde erigiram a primeira capela no bairro Battistini, em 1877.

Em 1939, Emília casou-se com o Luís Marson, com quem teve os filhos Maria Marson Ventorini, Matilde Marson Bento, Artur Marson Neto, Alexandre Marson, Rubem Marson, Catarina Margarida Marson Morando, Carmen Marson Vinturini e Luiz Marson Filho. O marido Luís Marson faleceu precocemente com apenas 35 anos. Mesmo em meio a tantas dificuldades, Dona Emília em todo o tempo buscou acolher e ajudar ao próximo.

Faleceu em 19 de junho de 2018, aos 97 anos de idade, deixando o legado indelével, uma história de vida, de superação e fé, e a beleza de uma grande família com oito filhos, mais cinco genros e três noras, que lhe deram a alegria de vinte e sete netos e trinta e sete bisnetos, totalizando cento e três pessoas, fruto de seu amor e dedicação.

HOSPITAL DA MULHER – O Hospital da Mulher ocupa área de 14.920 m² e fica na Avenida Imperador Pedro II, 216, bairro Nova Petrópolis. A estrutura foi inaugurada em julho de 2023 para substituir o antigo Hospital Municipal Universitário. A unidade conta com 170 leitos, sendo cinco de UTI adulto e 25 de UTI neonatal. No total, o prédio conta com 11 andares, que abrigam o pronto atendimento de ginecologia e obstetrícia, centro cirúrgico, centro obstétrico, ambulatórios, unidade de terapia intensiva obstétrica, ginecológica e neonatal, Casa da Gestante, núcleo interno de regulação e estrutura para realização de exames laboratoriais (tomografia, mamografia, ecocardiograma, ultrassonografia, entre outros). O local conta ainda com refeitórios, vestiários, farmácia e anfiteatro com capacidade para 140 pessoas.