O grupo Luarada Brasileira fará sua apresentação no domingo dia 20 no Palco Gonzagã-Fotos divulgação

Nos dias 19, 20 e 21/5, São Caetano do Sul realiza sua 12ª Entoada Nordestina. A festividade acontece no Espaço Verde Chico Mendes (Av. Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica): sexta-feira, das 16h às 22h; sábado, das 12h às 23h; e domingo, das 12h às 22h.

Celebrando a cultura e a identidade dos nove estados que compõem o Nordeste brasileiro, o tradicional evento da cidade terá cada noite de atividades encerrada por um show com artistas de referência e destaque da música popular, sempre às 20h30: Mano Walter (19), Anastácia (20) e Lucy Alves (21).

Considerada um dos maiores e mais representativos eventos que comemora a cultura regional brasileira no Estado de São Paulo, a Entoada Nordestina é marcada pela pluralidade de manifestações artísticas e culturais.

Além dos shows de grandes nomes da música brasileira encerrando cada dia de atividades, os visitantes contam com artesanato temático, gastronomia típica e muitas atrações de artistas do Nordeste e da região metropolitana de São Paulo, de alta qualidade técnica e sólida carreira artística. Confira a programação completa abaixo e no site https://cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br.

Valorizando os movimentos culturais populares e prestando uma grande homenagem à comunidade formada por imigrantes e descendentes de imigrantes nordestinos em São Caetano, a festa é idealizada e promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da sociedade civil, por meio do Conselho de Política Cultural.

É aberta ao público de todas as idades, com entrada solidária: 1kg de alimento não perecível por pessoa, dentro do prazo de validade. O total arrecadado será destinado ao Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade do município.

Gastronomia e artesanato

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial, a variada cozinha nordestina será representada nesta edição da Entoada por cerca de 50 barracas e carrinhos gourmet que comercializarão iguarias como feijão tropeiro, baião de dois, mocotó, galinha caipira, sarapatel, buchada, jabá, caldos, bobó de camarão, acarajé, tapioca, além de chopps artesanais e doces: de abóbora, batata e figo, quebra-queixo, cocada e outros deliciosos sabores do nordeste.

A atual edição terá também áreas com decoração temática para fotografar ao lado da família e amigos (“espaços instagramáveis”) e adereços. E ainda: redário, brinquedos infláveis, Tenda dos Milagres e Estande Temático. A Tenda dos Milagres, por Carlos Galego, será ambientada com livros e cordéis de autores nordestinos, e elementos aconchegantes, que sugerem uma pausa para descanso e conhecimento. No Estande Temático, com a Cia Baú dos Sonhos, será possível fotografar ou filmar com personagens caracterizados com vestimentas típicas.

cantora Lucy Alves encerra a Endoada no dia 21 às 20h30 – Foto Divulgação

Programação (sujeita a alterações)* 

19 de maio (sexta-feira)

Palco Dominguinhos

16h – Dj Alê

17h – Aulão de forró com membros dos Centros da Terceira Idade de São Caetano

18h – Cerimônia de entrega da medalha Cidadão Nordestino

Palco Gonzagão

19h – “Elas tocam Jackson”, com Nanda Guedes (sanfona, voz e arranjos), Graziela Campanha (voz e triângulo), Michelle Britto (guitarra, violão e viola), Naiara Perez de Oliveira (zabumba) e Caroline Oliveira (percussão)

20h30 – Mano Walter

20 de maio (sábado)

Intervenções rasteiras

Durante a festa: Moreira de Acopiara (cordelista)

A partir das 12h – Tenda dos Milagres, por Carlos Lopes Galego

A partir das 14h – Estande Temático, com a Cia Baú dos Sonhos

13h – Cavalo Marinho, com Tropeiros da Serra

14h30 – Matheus Ferreira e Fabiane Ribeiro (repentistas)

16h30 – Peneira e Sonhador (repentistas)

17h – Maracatu Balanço das Águas

18h30 – Adão Fernandes (repentista)

Palco Dominguinhos

12h – Apresentação musical dos alunos da Fundação das Artes: Andrea Barcelos, Ernesto Gennari, Gustavo Costa e Letícia Pereira

12h30 – Dança, com a Escola Municipal de Bailado “Laura Thomé”

14h – Baile dos Coletivos: DJ Forró Di Patrão (Forró de Todos) + Dj Alê (Forró no Chico) + Tercio Gomes (Forró Pé de Calçada)

16h – Banda Sinfonia Pé de Serra

18h – Trio Praiano

Trio da Lua + lampião e maria bonita

Nos intervalos: Dj Alê

Palco Gonzagão

19h –  Luarada Brasileira – Festa na Roça, com Cicinho Silva (voz e acordeon), Clebinho Santos (voz e triângulo), Ivan Rodrigo (voz e zabumba), Gilson Bass (contrabaixo), Lucas Percussão (percussão) e Digo Ferreira (guitarra)

20h30 – Anastácia

21 de maio (domingo)

Intervenções rasteiras

Durante a festa: Moreira de Acopiara (cordelista)

A partir das 12h – Tenda dos Milagres, por Carlos Lopes Galego

A partir das 14h – Estande Temático, com a Cia Baú dos Sonhos

13h – Capoeira e Maculelê, com A.D.C. Capoeira Santa Izabel

15h30 – Matheus Ferreira e Fabiane Ribeiro (repentistas)

16h30 – Peneira e Sonhador (repentistas)

18h30 – Adão Fernandes (repentista)

Palco Dominguinhos

12h – Influência de Jackson – Viva o rei do ritmo!, com Claudio Campos (voz, violão e viola caipira), André Soratti (contrabaixo) e Gustavo Surian (bateria e percussão)

13h30 – Trio da Lua “Na trilha do xaxado”, com Zé da Lua (Wagner Ufracker da Silva, voz e zabumba), Márcio Dedéu (sanfona e voz), Charlles Freire (voz e triângulo), Digo Ferreira (voz e contrabaixo), Ana Freire (personagem Maria Bonita) e Juarez Martins dos Anjos (personagem Lampião)

15h – Encantos de Elba, com coletivo Espalha Graça do Forró (Marlene Andrade, Juliana Freitas e Joana Assis)

16h30 – Tributo à Luiz Gonzaga “A volta do Baião”, com Fabinho Zabumbão (voz e zabumba), Luiz Fernando (voz e acordeon), Jonny Eustáquio (voz e triângulo), Eduardo Nascimento (cavaquinho e violão) e José Joaquim de Marães (bateria)

18h – Fabrício Ramos canta suas raízes, com Fabrício Ramos, Francisco José da Silva, Samuel Antônio da Silva, Frank Lemos da Silva e William Pereira dos Santos

Nos intervalos: Dj Alê

Palco Gonzagão

19h – Forró Pé de Serra: Rodrigo Souza (voz), Cicinho Silva (sanfona), Rodolfo Willame (zabumba), Gilvan Lima (triângulo e percussão) e Ric Bass (contrabaixo)   

20h30 – Lucy Alves

*Para atualizações na programação, consulte a Agenda Cultural da cidade: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br.