O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) destacou iniciativas adotadas no município para oferta de capacitação técnica e profissional para moradores da cidade. Durante visita feita na quarta-feira (21/10) a casa de uma jovem empreendedora da cidade, Morando afirmou que a ampliação de cursos profissionalizantes, assim como o suporte oferecido a microempreendedores do município, tem resultado numa ascensão do ritmo da atividade econômica da cidade
“Manter uma oferta variada de cursos de capacitação nos tem permitido proporcionar mais oportunidades aos moradores da nossa cidade. Graças a essas iniciativas, São Bernardo tem tido profissionais cada mais preparados para o mercado de trabalho, o que tem atraído o investimento de novas empresas, como também, o crescimento de microempreendedores nos últimos anos”, pontuou o prefeito.
Aumento no número de microempreendedores
Em São Bernardo, o número de novas empresas tipo MEI (Microempreendedor Individual) vem aumentando. No primeiro semestre de 2019, por exemplo, foram abertos 2.848 novos registros de MEIs, média de 15 por dia.
Motivada pelas políticas públicas de desenvolvimento econômico de São Bernardo e pelo avanço na infraestrutura da cidade, a jovem Bárbara Riquena, de apenas 25 anos, decidiu apostar nas oportunidades geradas na cidade para abrir seu próprio negócio, em meio a pandemia. Há dois meses, ela decidiu largar seu emprego como operadora de logística para investir na abertura de um delivery de lanches naturais em sua própria residência.
“Era um sonho antigo trabalhar por conta própria e graças ao desenvolvimento de São Bernardo vi que este era o momento de investir na abertura de uma MEI. O negócio tem dado super certo e agora o objetivo é expandir e me capacitar”, destacou a jovem moradora do Baeta Neves durante a visita de Morando para um almoço no espaço.