Chefe do Executivo visitou nesta terça-feira (18/05) o BRT Sorocaba, modal similar ao que será instalado em São Bernardo. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Chefe do Executivo visitou nesta terça-feira (18/05) o BRT Sorocaba, modal similar ao que será instalado em São Bernardo. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Um sistema de transporte coletivo com infraestrutura moderna, rápido, seguro e com uso da tecnologia a favor da população. Essas foram as primeiras avaliações do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, ao conhecer nesta terça-feira, 18/05, a operação do sistema rápido de ônibus de Sorocaba (SP). O modal é o mesmo que será implantado em São Bernardo com a construção do BRT ABC, sistema que ligará o município até a Capital, num trajeto de 40 minutos, na modalidade expressa.

Em visita à cidade do Interior de São Paulo, o chefe do Executivo conheceu de perto o modal que deverá estar em operação em São Bernardo a partir de dezembro de 2022. “Aqui em Sorocaba pudemos conferir um sistema de transporte diferente. Não é nem o transporte coletivo convencional, nem o trólebus. Pelo contrário. O BRT é um modal ágil e eficiente com estações de embarque exclusivas, ônibus elétricos, tecnologia à disposição dos passageiros e o mais importante: com garantia de que os usuários passarão menos tempo no ônibus e terão mais velocidade no seu trajeto”.

Ao longo do dia, o prefeito percorreu o sistema de ônibus rápido do município que dispõe de corredores exclusivos para circulação dos veículos. As estações do modal também foram visitadas pelo chefe do Executivo que destacou o conforto e acessibilidade dos ambientes. “No BRT ABC contaremos com modelo similar, porém, com alguns avanços. No sistema da nossa região todas as estações serão climatizadas, além, claro, de contar com portas automáticas e segurança interna e externa através de câmeras”, ponderou.

Prefeito Orlando Morando conheceu a Central de Controle Operacional. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Morando visitou também a Central de Controle Operacional, onde toda a operação do BRT é controlada remotamente, desde o monitoramento em tempo real das câmeras instaladas em estações da cidade até a atualização da localização dos coletivos. A mesma tecnologia será incorporada ao sistema do ABC.

Bilhetes

Outra tecnologia que será incorporada ao BRT ABC será o pagamento de forma digital. Assim como em Sorocaba, o sistema de São Bernardo irá oferecer a possibilidade de passageiros efetuarem o pagamento através de QR Code ou pelo aplicativo de celular, facilitando o embarque de usuários.

A visita ao BRT Sorocaba contou com a presença da deputada estadual, Carla Morando, do secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Delson José Amador, do diretor presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Bernardo, Ademir Silvestre, e de comitiva composta por representantes da empresa responsável pela operação do sistema na cidade do Interior e da prefeitura de Sorocaba.

BRT ABC

 Anunciado pelo Governo do Estado, o BRT ABC prevê 18 quilômetros de via expressa, com 20 paradas, três terminais e uma frota de 82 ônibus elétricos articulados (23 metros), com ar-condicionado, acessíveis, silenciosos e não poluentes. A expectativa é a de que o BRT que 115 mil passageiros sejam transportados por dia.

São Bernardo contará com oito estações espalhadas pelo município: Metrópole, Aldino Pinotti, Abrahão Ribeiro, Senador Vergueiro, Winston Churchil, Vila Vivaldi, Afonsina e Rudge Ramos, além do Terminal São Bernardo (Centro). Todas com acessibilidade e implantadas em vias de grande fluxo de passageiros.