Neste final de semana, entre sexta-feira, 28/05 e domingo, 30/05, as ações de fiscalização realizadas pela Guarda Civil Municipal – GCM – de São Bernardo resultou na lacração de três estabelecimentos e na notificação de outros dois por aglomeração e descumprimento de regras sanitárias impostas pela Prefeitura em virtude da pandemia da Covid-19. Os flagrantes ocorreram durante a Operação Noite Tranquila, criada para combater ocorrências de perturbação ao sossego e pancadões.
Atendimentos
Durante o fim de semana, 128 ocorrências solucionadas pela GCM de São Bernardo em todo o território da cidade, sendo 66 casos de perturbação do sossego e outros 62 atendimentos a situações de aglomeração e irregularidades em estabelecimentos comerciais. As ações contaram com apoio das equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico.
Entre as ocorrências atendidas pela corporação no sábado, um bar foi lacrado, no bairro Pinheirinho, após 200 pessoas serem flagradas aglomeradas nas dependências do estabelecimento, grande maioria, sem máscara. O local, que estava funcionando fora do horário permitido e não tinha documentação necessária, foi lacrado e interditado pela Vigilância Sanitária.
Ainda no sábado, outros dois estabelecimentos foram lacrados na região do Riacho Grande, ambos por atendimento fora do horário permitido pela Prefeitura. No mesmo dia, a GCM realizou ainda dispersão de cerca de 500 pessoas numa festa clandestina realizada na Estrada da Pedra Branca, no Areião.
Já no domingo, por volta das 21h, a Guarda Civil Municipal apreendeu veículo que estava sendo utilizado como “paredão de som” em frente a uma lanchonete na Passagem dos Cafezais, no Montanhão. Além do automóvel, outras quatro motocicletas com irregularidades foram apreendidas no local.
Toque de recolher
Em mais uma medida preventiva para evitar a disseminação da Covid-19, a Prefeitura de São Bernardo retoma hoje (31/05) o Toque de Recolher no município, das 22 às 4h, com suspensão do transporte coletivo no período. Apenas a circulação de pessoas que estejam a caminho de serviços de urgência e emergência, farmácias, hospitais veterinários, bem como trabalhadores da indústria, telecomunicações e segurança estará autorizada no período. Também poderão funcionar as atividades de serviços de limpeza pública, manutenção urbana e serviço.
Atividades econômicas, sociais e administrativas, por sua vez, ficam autorizadas a funcionar entre as 6h e 21h, com capacidade de ocupação de até 40% do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e manutenção de todas as medidas de prevenção ao Coronavírus, entre elas uso obrigatório de máscaras, aferição de temperatura e uso de álcool em gel.