A cidade de São Bernardo está entre as 20 mais em consumo de artigos para casa, segundo a ABCasa - Foto Divulgação/PMSBC

Referência nacional no desenvolvimento de políticas públicas, São Bernardo foi eleita a 20ª melhor cidade do Brasil para se viver. É o que mostra levantamento feito pela consultoria Macroplan, em estudo que avalia a evolução de serviços oferecidos à população nas áreas de Educação, Saúde, Segurança e Saneamento Básico. A cidade está em primeiro lugar da região do Grande ABC.

Segundo o estudo, que avalia as 100 maiores cidades do Brasil, dentro do índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), São Bernardo apresentou nos últimos anos evolução nas quatro áreas analisadas pela consultoria. O destaque fica por conta do eixo de Segurança, onde no levantamento mais recente a cidade aparece como a 3ª melhor do País.

Neste indicador, a consultoria mostra que São Bernardo tem apresentado consecutivas quedas nos indicadores criminais, tornando a cidade cada vez mais segura para a população. Exemplo disso é a taxa de homicídios que variou de 14,1 para 7,5 por 100 mil habitantes entre 2009 e 2019. Nesse último ano, a cidade apresentou uma taxa menor que a média dos 100 maiores municípios do Brasil.

São Bernardo obteve ainda posição de destaque na área de Educação, alcançando o 6º melhor resultado do Brasil. O indicador mostra, por exemplo, que o município atingiu nota 6,9 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Fundamental I na rede pública em 2019, nota maior que a média dos 100 maiores municípios do País analisados.

Para o prefeito Orlando Morando, o destaque obtido por São Bernardo no levantamento é resultado do trabalho que vem sendo construído no município, com investimento em áreas essenciais da cidade. “Garantir mais eficiência na prestação dos serviços públicos, proporcionando mais qualidade de vida para nossa população, tem sido prioridade da nossa gestão. Para isso, temos criado políticas públicas eficientes nas mais variadas áreas, com entrega de novos equipamentos e melhorias na infraestrutura da cidade. Quem percorre a cidade nota esta transformação”, comentou.