Em dois finais de semana, evento atraiu 70 mil pessoas. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC
Em dois finais de semana, evento atraiu 70 mil pessoas. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

A primeira edição do Okto Beers Fest de São Bernardo, dedicado à gastronomia e cultura alemã, atraiu, em dois finais de semana, 70 mil pessoas à Esplanada do Paço Municipal. O primeiro grande evento realizado na cidade pós-pandemia da Covid-19 contou com toda segurança sanitária e também teve caráter solidário, já que arrecadou 11,6 toneladas de alimentos não perecíveis que serão destinados a famílias do município em situação de vulnerabilidade.

Em dois finais de semana, evento típico, com culinária e cultura alemã, arrecadou 11,6 toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

 

Sucesso de público, o Okto Beers Fest atraiu no primeiro fim de semana (de 13 a 15/11) o total de 30 mil participantes e outras 40 mil pessoas entre os dias 19 a 21 de novembro. Gratuito, o evento contou com o total de 80 food-trucks, com a oferta de 100 rótulos de cervejas especiais e artesanais e pratos típicos da cozinha alemã. A festa também ofereceu ao público espaço kids e atrações musicais com bandas ao vivo.

“Esse foi um evento importante e que serviu como termômetro para esse momento pós-pandemia. Toda a população colaborou com o cumprimento dos protocolos sanitários e também foi solidária, doando alimentos a quem precisa. Nosso objetivo é seguir promovendo a cultura e ampliando o acesso da população a atividades culturais, em especial as gratuitas”, destaca a secretária de Cultura de São Bernardo, Lígia Ramos.

A festa foi realizada pela Base Dois Produções Artísticas e Veloso Produções, com o apoio da Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude.

Solidariedade

O acesso ao evento, embora gratuito, foi condicionado à doação de um quilo de alimento não perecível. Dessa forma, foram arrecadadas 8,2 toneladas no primeiro final de semana de festa e outras 3,4 toneladas no último. Todos os itens arrecadados foram destinados ao Banco de Alimentos de São Bernardo e serão utilizados no atendimento de moradores em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

Segurança

 Para garantir a segurança sanitária dos participantes, o Okto Beers Fest contou com controle de acesso em dois portões, exigência da apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 e do uso obrigatório de máscara. A estrutura também foi organizada para garantir o distanciamento entre os participantes. Além de dois espaços cobertos com mesas e cadeiras, havia área ao ar livre e 20 banheiros químicos.