Assistencial Nosso Lar, a ABAPA (Associação de Pais e Amigos do Basquetebol de Santo André), Instituição Beneficente Irmã Marli, Lar Benvindo e Grupo da Terceira Idade Vivendo e Aprendendo são as entidades que recebram as cadeiras- Foto Divulgação/RMP Comunica

Muita gente não sabe, mas aquela cervejinha gelada na hora do lazer pode ser transformada, de maneira simples, em um grande ato de solidariedade. E é com base neste objetivo que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Santo André (38ª subseção) realiza anualmente a Campanha do Lacre, ação social que arrecada anéis das latas de alumínio e tampinhas de plástico para reverter este material em compra e doação de cadeiras de roda para instituições beneficentes da cidade.

Nesta semana, a entidade de classe formalizou a entrega de cinco cadeiras de rodas, fruto das arrecadações conquistadas durante todo o ano passado. Foram beneficiadas a Instituição Assistencial Nosso Lar, a ABAPA (Associação de Pais e Amigos do Basquetebol de Santo André), Instituição Beneficente Irmã Marli, Lar Benvindo e Grupo da Terceira Idade Vivendo e Aprendendo.

“A Justiça também se faz com ações sociais como esta, que arrecada materiais que iriam para o lixo e reverte em doações que vão melhorar a vida de pessoas com mobilidade reduzida. É a advocacia andreense unida para cumprir seu papel na sociedade”, afirmou a primeira secretária da OAB Santo André e coordenadora do projeto, a advogada Miriam Bazote.

Ação social que beneficiou entidades assistenciais da cidade foi relançada para este ano– Foto Divulgação/RMP Comunica

Cada instituição beneficiada foi representada na entrega por um integrante e pôde falar um pouco do trabalho social realizado por cada uma delas. “A gente cuida de 100 crianças, em período integral, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, incluindo deficientes. Além disso, fazemos empréstimo gratuito de cadeiras de rodas, muletas e andadores à nossa comunidade. Portanto, a doação que recebemos vai somar bastante em nosso trabalho social”, explicou o diretor do Lar Benvindo, Davi Pereira. 

Já a integrante da direção da Instituição Assistencial Nosso Lar, Maria Eloiza Tibério, fez questão de enfatizar o projeto social e disse que a própria ONG tem o hábito de juntar lacres e tampinhas e encaminhar para projetos como o da OAB Santo André. “Tem muita gente que diz que não se deve mostrar as ações solidárias que se faz. Mas hoje em dia acredito que é preciso divulgar, sim, porque precisamos criar exemplos para a sociedade”, comentou. 

O presidente da OAB Santo André, Leonardo Dominiqueli Pereira, ressaltou que as ações sociais fazem parte do trabalho da entidade de classe. “Fico muito feliz e emocionado com todos os relatos dos que foram beneficiados, porque sou o resultado de ações sociais como estas que estão aqui hoje. Fui adotado ainda quando bebê por uma família cheia de amor e que acreditava no trabalho beneficente. Se cheguei até aqui hoje, devo muito a pessoas que se dedicam ao trabalho voluntário, como vocês”, afirmou. 

A entrega das cadeiras de roda também marcou o lançamento da Campanha do Lacre 2023. Quem quiser participar, é só juntar lacres de latas de alumínio e tampinhas de garrafas de plástico e entregar na sede da OAB Santo André (Av. Portugal, 233 – Centro, Santo André).  

“Somos um grupo de convivência de idosos que se junta para termos momentos felizes. Dentro deste nosso trabalho, a gente sempre disponibiliza cadeiras de roda, muletas e bengalas para nosso grupo. Então, o importante deste ato aqui de entrega é mostrar que vale a pena juntar e doar os lacres, porque você estará ajudando quem precisa”, ressaltou o integrante do Grupo de Terceira Idade Vivendo e Aprendendo, José Roberto Guazelli, instituição que este ano completa 25 anos.