O setor de franquias brasileiro registrou crescimento de 14,3% no faturamento do ano passado na comparação com 2021, segundo Balanço de 2022 realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). O segmento faturou 211,488 bilhões de reais, contra 185,068 bilhões de reais no ano anterior. Na comparação com 2019, período pré-pandemia, a alta foi de 13,2%, demonstrando que os impactos gerados pela crise sanitária foram superados. Em número de unidades, o mercado de franquias cresceu 7,8% no ano passado, passando a mais de 184,3 mil unidades.
Tanto o segmento de saúde, beleza e bem-estar, quanto o de alimentação (food service) cresceram 21,5% no período. No primeiro setor citado, as mudanças de hábitos, maior profissionalização do segmento e aquecimento devido à demanda reprimida durante a pandemia da Covid-19, são alguns fatores que contribuíram para tamanho crescimento. Já no setor de alimentação, a retomada das atividades nos espaços físicos, atrelado a potencialização das vendas no delivery e alta do tíquete médio, foram os principais responsáveis por manter o setor em ascensão.
A Sodiê Doces, por exemplo, maior franquia de bolos artesanais, 100% brasileira – hoje com mais de 350 unidades e duas instaladas em Orlando (EUA) -, encerrou 2022 com faturamento de 560 milhões de reais, registrando crescimento de 20,5% em comparação com 2021 (465 milhões de reais). Para 2023, a marca projeta abrir, ao menos, mais 30 unidades no território brasileiro.
No ramo da alimentação, a Sterna Café dobrou de faturamento em 2022, tendo inaugurado unidades em Belém (PA), Campinas (SP), 2 unidades, Palmas (TO), Ribeirão Preto (SP) e São Paulo (SP), totalizando 8 unidades novas, sendo três na capital paulistana. Para o primeiro trimestre de 2023, a Sterna Café e Minni, outra rede da holding que oferece cafés especiais em minilojas, já contam com aberturas de unidades em Catalão e Goiânia (GO), Gramado (RS), Londrina (PR), segunda no estado e Vitória (ES). Para 2023 a expectativa da holding é de um crescimento de 50%.
Atuando no mesmo segmento, o Grupo Carol Coxinhas, que possui 70 unidades espalhadas pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rondônia, tem meta de atingir 100 lojas ainda este ano. Em 2022 o faturamento chegou na margem de mais de 18,6 milhões de reais com a chegada das marcas digitais e abertura de novas unidades, tendo um aumento de 91,5%. A empresa tem expectativa de crescimento de 34,7% para 2023.
No setor de saúde, beleza e bem-estar a Royal Face, maior franquia de estética facial e corporal do país (com mais de 355 unidades comercializadas e mais 50 em implementação, em 23 estados), encerrou 2022 em grande estilo: com crescimento orgânico em torno de 211% em faturamento – o que corresponde a mais de 300 milhões de reais em receita anual. A marca já realizou mais de 1,2 milhão de procedimentos.