De acordo com Instrução Normativa da Receita Federal, desde 01/09 é obrigatória a retenção ampla do IRRF, o Imposto sobre a Renda Retido na Fonte- Foto Divulgação

A Diretoria Executiva de Contabilidade da Fundação do ABC reuniu nesta semana representantes das áreas contábeis de hospitais e demais unidades gerenciadas para orientar e discutir as alterações propostas pela Instrução Normativa 2.145/2023 da Receita Federal do Brasil. Desde 1º de setembro, passou a ser obrigatória a retenção ampla do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF). O encontro na sede administrativa da FUABC teve transmissão on-line e contou com participação das equipes de Contabilidade, Financeiro e Compras de toda a entidade.

Segundo a nova regulamentação, os órgãos da administração pública direta dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, inclusive suas autarquias e fundações, ficam obrigados a efetuar a retenção, na fonte, do imposto de renda incidente sobre os pagamentos que efetuarem a pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços em geral.

A reunião on-line contou com o suporte da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação (T.I.) da FUABC, responsável por efetuar a nova parametrização no sistema TOTVS. Houve apresentação das novas diretrizes acerca da inserção de dados em sistema, principalmente quanto à retenção do imposto de renda, além de configurações relacionadas ao lançamento das notas fiscais segundo os novos parâmetros.

Estiveram à frente do treinamento o gerente corporativo de Contabilidade da FUABC, Heleno Teixeira Passetto, o coordenador de Contabilidade, Lucas Mazzini, e os analistas de sistemas, Narcisio Alves de Lima e Alan Dias Chagas. A ação evidencia a importância da gestão adequada dos documentos fiscais e da aplicação correta das alíquotas de impostos, bem como a necessidade de comunicação eficaz com os fornecedores e prestadores de serviços para garantir o correto cadastramento e evitar retenções indevidas.

Vinculada à necessidade de conformidade fiscal da FUABC-Mantenedora e suas unidades gerenciadas, a iniciativa demonstra o comprometimento da instituição com as melhores práticas administrativas e de gestão contábil-financeira, em expresso atendimento às legislações vigentes.