Presidente Beto Moreira e equipe jurídica. Foto: Divulgação
Presidente Beto Moreira e equipe jurídica. Foto: Divulgação

Com grande representatividade na base do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do ABC), São Bernardo conta com uma sede do sindicato patronal em funcionamento, que agiliza e promove atendimento para associados da cidade.

Instalado no Condomínio Comercial Rotterdan, Rua Marechal Deodoro, 1784, sala 8, Centro, o espaço fica mais próximo dos empresários da cidade que não precisam mais se deslocar à sede de Santo André para qualquer tipo de atendimento presencial.

Desde que foi inaugurado, em 30 de setembro, buscaram apoio e orientação na unidade, escritórios de contabilidade, hotéis, bares, restaurantes e pizzarias. As dúvidas e solicitações foram diversas, sendo a maioria referente a cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho como planos de saúde de funcionários, esclarecimentos sobre rescisão de contrato de trabalho, folga de funcionários, emenda de feriados e intervalo entre refeições, além de outras. 

As demandas foram encaminhadas para o Departamento Jurídico. “Nossa equipe está à disposição para oferecer todo suporte necessário para os empresários, especialmente neste período de expectativa de retomada da economia”, explica o advogado do Sehal, João Manoel Pinto Neto.

Além de assessoria jurídica e civil, o Sehal oferece também assessorias sanitária; em arquitetura e marketing e ainda diversos serviços como parcerias e convênios, que retornam em vantagens, cursos de qualificação profissional, adesão ao Repis, entre outros.

“Se ainda não teve a oportunidade, venha nos visitar. Temos uma infraestrutura à sua disposição, que está reforçada com a nova sede e, especialmente, depois que retornamos o atendimento para São Bernardo. Isso foi possível porque lutamos nos tribunais e junto ao Ministério do Trabalho, que reconheceu a nossa representatividade em todas as cidades do Grande ABC”, disse Beto Moreira, presidente do Sehal.

Acordos 

Como único representante legal da categoria nas cidades do Grande ABC, o Sehal é responsável pela elaboração da Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre o sindicato patronal e de trabalhadores. No Grande ABC, os empregados são representados por dois sindicatos, o Sindehot (São Bernardo, Diadema e Rio Grande da Serra e o Sintshogastro-sar (que atua para Santo André, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires), com data-base em outubro e janeiro. Além desses, o Sehal também negocia as normas para o Sindimoto e Região, que defende os interesses dos motoboys em todo o Grande ABC.

Sobre o Sehal

Fundado em 12 de julho de 1943, o sindicato é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo apoiar os empresários reciclando conhecimento em várias áreas. Representa cerca de oito mil estabelecimentos na Região do Grande ABC. Fornece apoio com profissionais renomados nas áreas jurídicas, sanitária, organizacional, parceria com escolas e faculdades, além de lutar pela simplificação da burocracia nos âmbitos municipal, estadual e federal com redução dos impostos e ainda contribuir para a qualificação dos empresários e trabalhadores.

Oferece ainda cursos gratuitos ou com condições especiais para associados e ministrados por professores altamente qualificados, em salas de aula equipadas com datashow, cozinha completa com utensílios e insumos para as aulas práticas. É também considerado um dos sindicatos patronais mais atuantes do Brasil em razão das diversas conquistas e expansão no número de associados.