"Por um instante", tela de Andrey Rossi. Óleo sobre tela, 2021. Foto: Divulgação

O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) inaugura no próximo sábado, 26 de Junho, a segunda mostra do Projeto Luz Contemporânea. “Esperanças” tem curadoria de Simon Watson e apresenta obras que são uma resposta artística às reflexões provocadas pelo período da pandemia, colocando artistas contemporâneos em diálogo com o acervo do Museu.
A exposição conta com a participação de 12 artistas e 12 curadores e críticos de arte convidados, que colaboram com textos sobre o trabalho de cada um dos participantes. Entre os artistas há nomes como Ana Júlia Vilela, Andrey Rossi, Brígida Baltar, Paulo Nazaré e Thiago Rocha Pitta, com textos por Thierry Freitas, Marcio Harum, Pollyana Quintella e Ulisses Carrilho, entre outros nomes de grande expressão no circuito das artes.

“Taciturno”, por Andrey Rossi. Óleo sobre tela, 2021. Foto: Divulgação

A pandemia do coronavírus motivou em muitos de nós uma revisão de valores pessoais e do que realmente é essencial, enquanto acontecimentos individuais e coletivos nos confrontaram com a efemeridade da vida. Em reação a essas reflexões, muitos dos trabalhos expostos discutem a impermanência, como a obra “Tempo que ainda não é”, de Andrey Rossi.
A tela mostra um cômodo em ruínas com paredes rachadas, azulejos manchados e um par de sapatos caídos na entrada, sugerindo uma situação de abandono. Porém, plantas brotam através das rachaduras no chão e nas paredes, um indício de que apesar da degradação observada, a vida encontra formas de persistir. Se a impermanência é uma das características que define a vida, então ela também se aplica aos momentos difíceis, podendo tornar-se uma fonte de esperança.
A exposição acontece até 22 de Agosto, com visitação gratuita aos Sábados. A ocupação máxima simultânea do local é de 30 pessoas, seguindo o plano de transição do Governo do Estado.

O Projeto
O Projeto LUZ Contemporânea é uma parceria entre o Museu de Arte Sacra e Simon Watson. O programa idealizado pelo curador canadense ocupará a instituição com 3 exposições anuais, individuais ou coletivas de artistas contemporâneos, totalizando 12 exposições ao longo dos próximos anos.


Serviço:
Site: https://museuartesacra.org.br

Instagram: https://instagram.com /museuartesacra

Facebook: https://pt-br.facebook.com/MuseuArteSacra/


Exposição “Esperanças”
Endereço: Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP

Abertura: 26 de Junho, das 11h às 17h

Visitação: 26 de Junho a 22 de Agosto

Horário: terça a domingo, das 11h às 17h

Valor: R﹩6,00 (inteira) / R﹩3,00 (meia).

Entrada gratuita aos sábados

Informações: (11) 3326 – 3336

E-mail: mas@museuartesacra.org.br