Canal ganhará novo sistema de drenagem, permitindo que capacidade de vazão de água seja ampliada em três vezes. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC
Canal ganhará novo sistema de drenagem, permitindo que capacidade de vazão de água seja ampliada em três vezes. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

A Secretaria de Transportes e Vias Públicas, deu início às obras de canalização do Córrego dos Lima, localizado no Centro de São Bernardo. Para realização das obras, serão investidos R$ 6,2 milhões na execução das melhorias, que incluem a instalação de novo sistema de drenagem. Como resultado, haverá a ampliação da vazão de água do córrego em três vezes.

Obras

Os trabalhos foram iniciados nesta terça-feira (12/01) após o prefeito Orlando Morando assinar a ordem de serviço para execução dos serviços. O vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e o titular da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, também estiveram presentes na ocasião.

Prefeito Orlando Morando esteve no local ao lado do vice, Marcelo Lima e do Secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Localizado entre a Rua Jurubatuba e a Avenida Brigadeiro Faria Lima, o Córrego dos Lima é um dos principais canais responsáveis pela drenagem da região central de São Bernardo. A canalização contemplará os 305 metros de extensão do córrego, sendo 175 metros de canal aberto e outros 130 metros de galeria fechada. Para execução da obra será necessária a utilização de 120 toneladas de aço, 1.000 m³ de concreto e a escavação de 5.000 m³. A previsão é a de que as obras sejam concluídas dentro de 180 dias.

“Nos últimos quatro anos resolvemos um grande problema que, infelizmente, castigou o Centro da nossa cidade por muito tempo: as enchentes. Com a canalização do Córrego dos Lima, daremos outro importante passo nas obras de drenagem da nossa cidade, permitindo aumentar a capacidade de recebimento de água da chuva deste canal”, explicou Morando.

Estrutura

O projeto prevê que a estrutura da seção transversal do córrego seja ampliada de 1,5 metro para 4,50 x 3 metros. “A partir desta obra, o canal poderá captar e dar fluidez a um volume maior de água proveniente das fortes chuvas” detalhou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.

Vale destacar que, devido à realização da obra, a Travessa São Vicente de Paulo teve trecho da sua extensão interditada nesta semana para tráfego de veículos, entre a Rua Jurubatuba e a Avenida Brigadeiro Faria Lima. Com isso, a opção para motoristas que desejam seguir em direção a Jurubatuba é acessar a via pela Rua João Batista de Oliveira Lima.