Acolhedora, eclética em suas atrações e ótima opção para aproveitar o inverno em um dos finais de semana. Assim é a pequena cidade de Águas de São Pedro, no interior de São Paulo, que esse mês de julho comemora mais um aniversário.

Águas de São Pedro – Cidade atrai cada vez mais turista

Nós, amantes do turismo, entendemos como a melhor forma de homenagear um município, principalmente quando esse está comemorando uma nova primavera (mesmo essa primavera sendo no inverno), é aproveitar ao máximo suas principais atrações e paisagens naturais. No caso de Águas de São Pedro, essas possibilidades vão de arvorismo a Balneário. Portanto, aquele pensamento de que o município é referência só para a turma da melhor idade já pode ir caindo por terra.

Falando nisso, até os mais experientes se rendem à atividade que tem como personagem principal grandes árvores. Mas é bom já ir se preparando. São 13 obstáculos colocados, em alturas que variam entre 13 e 20 metros. No meio do circuito, o praticante é desafiado a fazer uma tirolesa, o que torna tudo ainda mais divertido. Mas, a essa altura, com o perdão do trocadilho, você deve estar se perguntando onde esse arvorismo fica. A resposta é o Parque Municipal Dr. Octávio Moura Andrade.

Depois de falamos em esportes de aventura, hora de baixar a adrenalina no Balneário Municipal homônimo ao parque. Por lá, as águas medicinais e seus múltiplos benefícios ao corpo e à saúde atraem turistas vindos de todo o estado. Para quem não conhece, o carro-chefe é o banho com imersão na água sulfurosa, também conhecida como a Água da Juventude. O procedimento ocorre em banheiras individuais, com box privativo. A duração é de até 20 minutos.  Há também procedimentos, com, entre outros cunhos, esfoliantes e aromatizantes, além de saunas e massagens. Dos Deuses, em?

Falando em Deuses, não deixe de entrar também na Capela de Nossa Senhora Aparecida. O prédio data de 1940,foi baseado no estilo suíço e está construído no ponto mais alto da cidade. Repare, antes de entrar, que a abadia é cercada por 12 pinheiros, em uma referência ao número de apóstolos. As missas ocorrem aos domingos, às 8 horas.

Aguas de São Pedro – foto-Thaís Caroline

Voltando agora ao Parque Municipal, é também lá que você pode conferir, sempre aos finais de semana, a Feira de Artesanato. Os profissionais dos trabalhos manuais oferecem diversas opções de produtos feitos em madeira, além de bordados em ponto-cruz. Em tempos de crise, ajudar os pequenos empreendedores e ainda adquirir produtos de qualidade pode ser uma ótima pedida.

Por fim, um presente para quem gosta de fazer caminhada ou mesmo correr: o caminho do sol. O detalhe que o torna ainda mais especial é a paisagem em quase todo o seu percurso: muito verde, montanhas e terra batida. Para quem for mais aventureiro e resolver fazer todo o percurso do caminho do sol, o ideal é desembarcar em Santana do Parnaíba, onde ele começa, e seguir por Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Indaiatuba, Salto, Elias Fausto, Capivari, Mombuca, Saltinho, Piracicaba, São Pedro e, finalmente, a nossa Águas de São Pedro, em um total de São 240 quilômetros.

Vista aérea da principal avenida da cidade.

Agora é só escolher a data, o que fazer e aproveitar!