Material oferece um panorama do cenário atual e orienta pequenos e médios empreendedores a reavaliar a gestão dos negócios no pós-pandemia. Foto: Divulgação
Material oferece um panorama do cenário atual e orienta pequenos e médios empreendedores a reavaliar a gestão dos negócios no pós-pandemia. Foto: Divulgação

O Movimento Viaje Pelo Brasil, projeto da Marcopolo S.A. com apoio do Sebrae para fomentar a retomada dos destinos turísticos de todo o país, após a pandemia de Covid-19, disponibiliza a partir de hoje um e-book gratuito com orientações para que empreendedores do setor planejem o retorno dos seus serviços. O livro “A retomada: 5 rotas em direção ao recomeço!” pode ser baixado pelo link http://movimentoviajepelobrasil.com.br/imagens/Ebook_Retomada.pdf .

O e-book traz um panorama do cenário atual do turismo brasileiro, com tendências de mercado e uma análise do comportamento do consumidor. Além disso, apresenta cinco rotas em direção à retomada, com dicas para reavaliar a gestão dos negócios frente à nova realidade imposta pela pandemia, melhorar o relacionamento com os clientes e fomentar negócios locais.

As cinco rotas são:

• Analise a gestão do seu comércio

• Entenda que estamos indo em direção a uma nova economia

• Avalie a experiência do seu cliente

• Conheça as novas formas de biossegurança do mercado

• Apoie soluções que fomentem o comércio local

Plataforma para empreendedores

O Movimento Viaje pelo Brasil é uma iniciativa sem fins lucrativos que visa apoiar os negócios do setor de turismo em todo o país. Pequenos e médios empreendedores do setor podem se cadastrar gratuitamente por meio da plataforma http://www.movimentoviajepelobrasil.com.br, para que seus negócios ganhem visibilidade junto aos turistas de todo o país. Eles também terão acesso a vários cursos de capacitação e informações sobre os protocolos de biossegurança para exercerem as suas atividades neste novo cenário e aprimorarem a experiência de seus clientes.

Podem se cadastrar negócios relacionados ao turismo de qualquer região e variados segmentos, como hotéis, restaurantes, pousadas, agências de viagem, guias de turismo, transportadoras, serviços de traslados, vendedores de produtos típicos regionais, artesãos e startups, entre outros. A proposta é oferecer uma ampla vitrine virtual dos negócios de turismo no país, para contribuir com a retomada econômica, sempre respeitando as diretrizes das autoridades sanitárias.

Empreendedores e turistas também poderão acompanhar a evolução do Movimento Viaje pelo Brasil pelos canais digitais no Instagram , no Facebook e no LinkedIn .