Dona do primeiro programa Carbon Free que neutraliza as emissões de carbono dos veículos locados, a Movida anuncia agora a aquisição exclusiva do Nissan LEAF, veículo 100% elétrico. Com esse acordo, a companhia, pioneira em mobilidade elétrica no setor de locação, passa a contar com carros elétricos em sua frota e reforça o seu compromisso de combate às mudanças climáticas.
O novo modelo adquirido pela Movida com exclusividade até 2021, o Nissan LEAF, acumula reconhecimentos da imprensa especializada, como o “Carro Verde” prêmio concedido pela Federação Interamericana de Jornalistas Automotivos (FIPA), o “Melhor Veículo Elétrico 2019”, e é o primeiro veículo zero emissão 100% elétrico a ser comercializado em massa no mundo. Líder global em venda e comercializado em mais de 50 países, ele tem 149 cv (110 kW) de potência e autonomia de 389 km, no ciclo WLTP, e 240 km, no ciclo americano. O veículo ainda conta com o Nissan Intelligent Safety Shield, um conjunto de tecnologias que ajudam o carro e o motorista a monitorar o movimento em torno do veículo, responder a ações inesperadas e a se proteger. Além disso, ele é equipado com o e-Pedal, inovação que permite o condutor simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações – algo revolucionário e que representa uma nova maneira de dirigir.
“Fomos pioneiros do setor ao criar a categoria de carros premium para a locação em 2017, uma demanda que hoje cresce em todo o mercado. Agora, inovamos mais uma vez, com a oferta de veículos elétricos, que já estarão disponíveis em nossas lojas em novembro, tanto para o cliente pessoa física quanto jurídica, desde o aluguel eventual até o de longo prazo”, comenta Renato Franklin, CEO da Movida.
A Movida investe em soluções de mobilidade elétrica há mais de 4 anos, quando lançou o Movida Volt nas suas lojas. Eram pontos de carregamento e estacionamento de bicicletas elétricas para clientes que alugavam o carro na locadora. Em 2017, trouxe os trikkes elétricos para locais importantes da orla do Rio de Janeiro e, no ano seguinte, fechou uma parceria estratégica com a startup E-Moving, líder do país na locação de bicicletas elétricas. No verão de 2020, implantou o tuk tuk elétrico em Vitória, em sinergia com a Uber.
“Esta parceria marca um novo passo em nosso projeto de eletrificação no Brasil. Começamos em 2012, com uma frota experimental de táxis no Rio e em São Paulo até evoluirmos para o início da comercialização da nova geração do Nissan LEAF no ano passado no país. Como a melhor maneira de entender e desmistificar o uso do carro elétrico é usando ele no dia a dia, mais brasileiros agora poderão experimentar o Nissan LEAF com a possibilidade de locação pela Movida”, afirma Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil.
Desde o seu início, em 2006, a Movida trabalha e cresce focada na construção de uma sociedade melhor, com iniciativas sustentáveis, procurando contribuir de forma significativa com o meio ambiente e a sociedade. “Este novo passo que estamos dando hoje faz parte de toda uma estratégia já traçada e que está no DNA da empresa, em cada unidade de negócios. Ficamos extremamente satisfeitos e ainda mais motivados ao promover soluções que ajudam na evolução da mobilidade urbana sustentável”, enfatiza Franklin.
A trajetória da companhia em ações sustentáveis, direcionadas às práticas ESG e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, não é uma novidade. Além do programa Carbon Free, lançado em 2009, a Movida foi a primeira empresa do setor de locação de carros a compor o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, que avalia a performance das empresas de capital aberto sob o aspecto da sustentabilidade, incluindo governança, resultados econômicos e equilíbrio socioambiental.
Também foi a primeira locadora do mundo listada em bolsa a ser certificada e fazer parte do Sistema B, movimento global que tem como meta redefinir sucesso na economia para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta. Neste ano, a empresa confirmou o seu pioneirismo no setor ao assinar o Pacto Global, uma iniciativa da ONU para engajar empresas e organizações na adoção de dez princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção.
“A redução da emissão de carbono é um dos nossos principais compromissos. Seremos uma empresa carbono neutro até 2030 e carbono positivo até 2040. A chegada do carro elétrico, com certeza, é uma importante etapa nesta direção”, conclui o executivo.