Caminhoneiro teve que efetuar a limpeza do local. Foto: Divulgação/Semasa
Caminhoneiro teve que efetuar a limpeza do local. Foto: Divulgação/Semasa

Na tarde desta terça-feira, 20/07, um motorista que foi pego em flagrante jogando cerca de 18 toneladas de entulho na avenida Lauro Gomes, na Vila Sacadura Cabral, efetuou a limpeza do local. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) também exigirá que o responsável participe semanalmente de operações de limpeza pública do município, até que todo o débito em aberto em decorrência dos crimes ambientais, que somam mais de R$ 50 mil, seja quitado.

Com isso, o infrator, após assinar um Termo de Compromisso de Adequação Ambiental, ficará responsável pelos custos de destinação final dos resíduos que ele coletar. A prestação dos serviços, portanto, significará em redução de custos para o Semasa que seriam gastos em outros locais que também sofrem com o descarte irregular de resíduos.

O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, pontua que este tipo de punição socioeducativa vai permitir ao infrator se sensibilizar e vivenciar o trabalho árduo realizado pela autarquia. “As nossas equipes trabalham continuamente na zeladoria e limpeza da cidade. Com ações como esta, os responsáveis vão poder ver de perto como este trabalho é difícil e que o descarte irregular é prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública. Em Santo André, não vamos tolerar quem degrada o meio ambiente”, conclui.

Relembre o caso

Na madrugada do dia 5 de julho, a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa, com o apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), flagrou e perseguiu um caminhão poluindo uma área às margens do córrego dos Meninos, na Vila Sacadura Cabral. O responsável não parou em abordagem e dirigiu em alta velocidade por cerca de 10 km.

A autarquia verificou que o condutor já possuía histórico vasto de infrações ambientais, o que lhe rendeu – nesta última autuação – mais um Auto de Infração Ambiental (multa) de 10.000,00 FMPs (Fator Monetário Padrão), cujo valor é de R$ 42.925,00, além de apreensão do veículo. Após o acordo com o Semasa, o caminhão utilizado pelo infrator para o descarte de entulho, às margens do córrego dos Meninos, foi liberado.