A deputada Carla Morando com secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Marco Antônio Assalve, e o diretor de Engenharia e Planejamento, Marcos Kassab- Foto Divulgação

Em visita ao bairro Rudge Ramos que receberá uma das estações da Linha 20 Rosa do Metrô, em São Bernardo do Campo, dia 19/07, a deputada estadual Carla Morando anunciou novas medidas do Governo do Estado para a implantação do empreendimento. Coordenadora da Frente Parlamentar em prol da Linha 20 do Metrô (Linha Rosa), Morando explicou que o Metrô encaminhou Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da implantação da Linha 20 Rosa, localizada nos municípios de São Paulo, Santos André e São Bernardo do Campo à Cetesb- Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.

Os estudos serão analisados pela companhia ambiental e são exigidos para a concessão de Licença Ambiental Prévia para a implantação da Linha 20 Rosa do Metrô. “Recebi do governador Tarcísio de Freitas esta boa notícia: EIA e RIMA foram encaminhados à Cetesb para o licenciamento ambiental. Seguimos acompanhando os trabalhos para a realização da obra que vai garantir transporte rápido e seguro para a população, descongestionando o trânsito e as linhas existentes e que se encontram saturadas e vai trazer também desenvolvimento para as regiões envolvidas”, explicou a deputada.

Carla Morando com o governador Tarcisio de Freitas-

Outra novidade sobre a obra é que foi publicado hoje no Diário Oficial do Estado que o Condephaat- Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico analisa o projeto apresentado pelo Metrô e solicitou à Companhia a apresentação de novos elementos para que possa prosseguir na análise do EIA e RIMA concluídos pela estatal. O Metrô deverá apresentar arquivos digitais georreferenciados (KML/KMZ ou Shapefile) para que possa ser efetuada a sobreposição do trajeto da intervenção e identificação dos bens protegidos pelo Condephaat porventura afetados e indicar, na base georreferenciada, a localização de estações, pontos de VSE ou outros elementos a serem implantados na superfície.

Luta da deputada Carla Morando desde o primeiro mandato, a Linha terá estações de Santa Marina, na Lapa, passando por São Bernardo e seguindo até o município de Santo André. Entre as medidas da parlamentar em favor da obra estão: emenda ao Orçamento 2021 do Estado destinando R$ 5,4 milhões para custear os projetos e estudos da Linha 20; emenda nº 101, ao Projeto de Lei Nº 924, de 2019 (Plano Plurianual – PPA 2019-2023) para assegurar a viabilidade do projeto de expansão de transporte entre a Capital e o Grande ABC; e a criação na Alesp da Frente Parlamentar em prol da Linha 20 do Metrô (Linha Rosa).

“Nosso trabalho é para tornar realidade a Linha 20 do Metrô que vai beneficiar 1,2 milhão de habitantes por dia e terá 33 km subterrâneos com 24 estações, oito linhas conectadas e sete estações de transferência”, citou a deputada Carla Morando que fortaleceu este trabalho para início das obras através de sua Frente Parlamentar que, em junho, foi objeto de discussão em audiência com o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Marco Antônio Assalve, e o diretor de Engenharia e Planejamento, Marcos Kassab.