Já pensou viver em um mundo com escassez de água, lixo em abundância e comida sendo disputada todos os dias pela população? Foi com essa provocação que São Bernardo deu início, nesta segunda-feira (6/10), à edição 2025 do projeto “Arte de Inovar com Maratona de Inovação – Edição Sustentabilidade”, iniciativa gratuita que combina arte, inovação e meio ambiente para inspirar o protagonismo juvenil e o pensamento criativo entre estudantes da rede pública.
A ação é uma realização da Loa Produções Culturais, em parceria com o Ministério da Cultura, com apoio da Messer Gases Brasil e apoio local da Prefeitura de São Bernardo, por meio do Ceitec (Centro de Inovação e Tecnologia), no Baeta Neves. O município é uma das três cidades paulistas selecionadas para sediar o evento neste ano.
O primeiro dia foi marcado por duas sessões do espetáculo “Água à Vista”, da Cia. de Teatro Parafernália, na Escola Estadual Doutor Baeta Neves, reunindo cerca de 440 estudantes do ensino médio, em turnos da manhã e da tarde. Com uma linguagem leve e bem-humorada, a peça abordou temas como preservação ambiental, uso consciente da água e responsabilidade coletiva com o planeta, despertando a reflexão dos alunos sobre práticas sustentáveis no dia a dia.
A atividade integra a fase “Arte” do projeto e serve como base para as dinâmicas que ocorrerão nesta terça-feira (7/10), no Ceitec, onde os alunos participarão da Maratona de Inovação (Ideathon), desenvolvendo ideias criativas e soluções para desafios ambientais reais.
Na próxima etapa do evento, que será realizada no Ceitec, a ‘Maratona de Inovação’ reunirá cerca de 140 estudantes, divididos entre os períodos da manhã (9h às 11h30) e da tarde (13h às 15h30). A proposta é promover, de forma colaborativa e com mentoria de especialistas, a criação de projetos inovadores voltados à sustentabilidade, tecnologia e impacto social.
AVALIAÇÃO – As ideias desenvolvidas serão avaliadas por um grupo de jurados, e as equipes que se destacarem receberão troféus, certificados de participação e kits educativos com conteúdos sobre inovação, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e as Habilidades do Futuro definidas pelo Fórum Econômico Mundial.
Durante a abertura do evento, a prefeita Jessica Cormick destacou a importância de São Bernardo sediar um evento que une educação, cultura e meio ambiente. “Estamos recebendo centenas de estudantes da nossa rede pública para viver essa experiência transformadora, que usa a arte como ponto de partida para inspirar soluções inovadoras para o futuro do planeta. É um orgulho para nossa cidade sediar uma maratona que une conhecimento e propósito. Eu falo que quando a gente pensa no futuro, a gente precisa pensar em sustentabilidade, inovação, porque se eu quero uma cidade mais sustentável, se eu quero um futuro melhor para as nossas crianças, a gente tem que começar agora”, destacou.
A iniciativa foi aprovada pela comunidade escolar. A diretora da Escola Estadual Doutor Baeta Neves, Patrícia Neves, frisou o entusiasmo dos alunos e a relevância pedagógica da proposta. “Estamos muito felizes por participar da jornada da Inovação. O tema sustentabilidade é muito importante e o trabalho da equipe corrobora com o que nossos professores já realizam. A ideia da peça teatral e da gincana é muito bacana, pois além de trazer a cultura do teatro para dentro da escola, o que muitos alunos não têm acesso, e também estimula o protagonismo juvenil”, valorizou.
Para a estudante Laura Silva, de 13 anos, a vivência foi inspiradora. “Em casa nós já pensamos nessas ações, mas foi muito legal ver isso de perto e ver que meus amigos também gostaram. Eles falaram sobre a água, sobre o lixo e são coisas que precisamos cuidar para o futuro”.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – A ação percorre diferentes cidades paulistas com o objetivo de estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a educação ambiental por meio da arte e da tecnologia. A expectativa é que a edição 2025 impacte cerca de 1.600 jovens em todo o Estado, fortalecendo a relação entre escolas públicas, centros de inovação e o poder público.
Além de representar um marco para o debate de sustentabilidade e tecnologia, a iniciativa reforça ainda mais o papel do Ceitec em integrar debates atuais para crianças e adolescentes. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, Rafael Demarchi, ressaltou que a maratona representa uma extensão do Ceitec para a comunidade escolar, mas sem fazer com o que o equipamento perca sua essência de transformação e aprendizado. “Estamos recebendo uma grande iniciativa voltada a centenas de estudantes da nossa rede pública para viver essa experiência transformadora, que usa a arte como ponto de partida para inspirar soluções inovadoras.”